• Audiência Pública da Saúde •
01 de junho de 2021

Investimento em Saúde no 1º Quadrimestre de 2021 Ultrapassou Um Milhão de Reais em Boa Esperando Iguaçu

A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu realizaram Audiência Pública Para Prestação de Contas das atividades referentes ao 1º quadrimestre de 2021.

Na Câmara de Vereadores, às 09 horas, da manhã do dia 31 de maio, com a presença do Prefeito Givanildo Trumi, da Secretária de Saúde Jéssica Biavatti, dos Conselheiros de Saúde, Secretários, Diretores e Assessores Municipais, Vereadores e Convidados foi realizada a prestação de contas conforme determina a legislação.

Foi investido na saúde da população do Município acima de um milhão de reais (R$1.022.666,25), ou seja 11,43% do orçamento no período de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2021 – Portanto no 1º quadrimestre de 2021 o setor de saúde recebeu esse investimento.

Do Valor de R$ 1.022.666,25 milhão de reais, R$ 291.566,31 mil reais (28,51%) vieram do Sistema Único de Saúde (SUS) / Ministério da Saúde e R$ 737.099,94 mil reais (71,49%) são recursos próprios investidos pela Prefeitura na Saúde.

Em seguida conforme determina a Lei Federal 141/2012, em especial o contido no Art. 36, incisos I, II e III, a Secretária de Saúde Jéssica Biavatti apresentou os números que são extraordinários, registre-se, dada a população do Município e a quantidade de atendimentos. Atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, fisioterapia, nutrição, entre outras especialidades atendidas no Município e em outras Cidades, em especial Francisco Beltrão, no Centro Regional de Especialidades – CRE. Foram suspensos em alguns períodos alguns dos serviços devido a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), porém todos já restabelecidos nesta data.

Gastos com pessoal, profissionais, energia, água, transporte, telefone, internet, contratações, medicamentos, entre diversos outros, foram explicados detalhadamente a todos os participantes que estavam convidados a conhecer, discutir e tirar dúvidas com relação a todas as informações apresentadas.

No relatório número de consultas, atendimentos, quantidade de medicamentos dispensados a população, exames realizados, trabalho realizado pelos grupos de trabalho e equipes internas (NASF, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Imunização, entre outros).

O registro da situação da pandemia no Estado do Paraná e no Brasil e por fim, o pedido a todos os presentes para que seja redobrada a atenção evitando assim que o número de casos saiam do controle no Município. Bem como o andamento da vacinação contra a COVID-19 no Município.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.