• Secretários na Sessão •
07 de junho de 2021

Secretário de Planejamento e a Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo Participam da Sessão da Câmara em Boa Esperança do Iguaçu

Na noite desta segunda-feira, 07 de junho de 2021, às 18:00 horas, na Sala das Sessões da Câmara de Boa Esperança do Iguaçu, foi realizada a 14ª Sessão Ordinária, do 1º Período Legislativo Ordinário, desta que é a 8ª Legislatura do Município.

Após a oração inicial, o Presidente, Vereador Tiago Dreves (MDB) deu as boas-vindas a todos e solicitou ao Diretor Executivo da Câmara Givanildo Rizelo que fizesse a leitura da Ata da última Sessão. Após lida e aprovada e não havendo matéria no expediente, passou-se a Ordem do Dia da Sessão.

Foi apresentado e aprovado por unanimidade dos 09 Vereadores (a) presentes o Projeto de Lei 12, de 26 de maio de 2021, de iniciativa do Poder Executivo Municipal que autoriza o Município a firmar convênio com o Município de Dois Vizinhos para manutenção de Abrigo Institucional / Casa Lar. O Município já possuía convênio e em virtude da solicitação de alteração dos valores pagos mensalmente foi apresentado o referido projeto. Boa Esperança do Iguaçu vai pagar R$ 300,00 reais mensais para manutenção do convênio e o aditivo de R$ 2.800,00 reais mensais caso tenha necessidade de abrigar no local, criança ou adolescente com idade inferior a 18 anos.

Nesse momento o Município felizmente, não tem no local nenhuma criança ou adolescente abrigado.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

Em seguida na Sessão, o Presidente convidou para fazer uso da palavra o Secretário Municipal de Planejamento Rafael José Gava.

Em sua fala, o relatório do andamento das obras encaminhadas pelo Município aos Governos Estadual e Federal, convênios firmados e pré-convênios.

- Calçamento da Cidade, a Linha Biavatti, sentido Colônia Rica 1,07 km;

- Calçamento de 2,4 km na Comunidade de Fazenda Veronese a Ouro Verde na Balsa que dá acesso a Três Barras do Paraná;

- Calçamento à Comunidade de Cerro Azul, 1,5 km;

- Calçamento à Comunidade de Linha Vachin, 1,9 km;

- Cadastro e viabilização de Unidades Habitacionais;

- Construção do Novo Centro Municipal de Educação Infantil (Creche Municipal) e

- Andamento da construção do Calçamento que inicia no asfalto que liga o Município a Nova Prata do Iguaçu até a Comunidade de Linha Salvático.

O Secretário encerrou sua fala, colocando-se à disposição dos Vereadores para mais informações.

MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E TURISMO

Também fez o uso da palavra na Sessão a Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo do Município, Claudia Maziero.

Ela apresentou obras e serviços sendo implementados em seu Setor.

- Andamento da Implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana de Boa Esperança do Iguaçu;

- Contratação de Engenheira Florestal para a implementação do projeto;

- Viabilização de 150 mudas junto ao Viveiro da Copel para serem plantadas na Cidade;

- Construção de 4 a 5 novos ecopontos nas Comunidades do Município (para receber o lixo reciclável) e

- Campanha para recolhimento do lixo eletrônico, de vidros e de sucatas, iniciada hoje e que segue até 11 de junho. População e Empresas devem fazer a entrega desses materiais na Secretaria de Urbanismo.

Claudia finalizou se colocando à disposição dos vereadores (a) em seu Setor.

Por fim, fez uso da palavra o Prefeito Givanildo Trumi (PP), que registrou a presença da Vice Prefeita Odilmara Freitas (MDB) e agradeceu todos (as) que estavam presentes na Sessão.

O Prefeito destacou, que na manhã de hoje, 07 de junho, reunião de avaliação e planejamento dos trabalhos foi realizada com todos os Secretários (as) e como uma das ações a serem implementadas está a presença nas Sessões dos Secretários (as) Municipais. O objetivo é afinar o contato com o Poder Legislativo, dar transparência ao trabalho realizado e valorizar nossos Vereadores (a) parceiros da administração 2021 a 2024.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Direção e Jurídico da Câmara Municipal.

População 2022 2.455