• Plano de Arborização Urbana •
16 de junho de 2021

Realizado Treinamento Para Implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana na Cidade de Boa Esperança do Iguaçu

Na tarde da sexta-feira, 11 de junho de 2021, a Equipe do Setor de Meio Ambiente e Urbanismo do Município, receberam treinamento da Equipe Técnica que vai auxiliar na implementação das ações de implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana para a Cidade de Boa Esperança do Iguaçu.

Os temas Cidades, Arborização e Outras Estruturas Urbanas, já eram tratados no artigos 182 e 183 da Constituição Federal do Brasil CF/1988. Em 2001, a Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001, regulamentou os referidos artigos na Lei Federal do Estatuto das Cidades do Brasil, Destacou a Assessora Jurídica do Município Dra. Alessandra Jerônimo Paganini.

Em Boa Esperança do Iguaçu, desde 2014, o Município vinha buscando formas de atender a legislação federal com a Elaboração do Plano. O documento, para ser elaborado dependia de equipe técnica especializada e aí o custo elevado para sua criação. Destacou a Engenheira Civil do Município, Taini Necker.

A Administração Municipal buscou então parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Dois Vizinhos e 06 anos após o início das tentativas do Município em atender a legislação, graças à parceria com a UTF-PR o documento está finalizado e foi apresentado na data de 16 de novembro de 2020 à Equipe Técnica para a devida implementação. Registrou Claudia Maziero, do Setor de Meio Ambiente.

O Plano de Arborização Urbana, orienta todo o processo, desde a escolha das espécies a serem plantadas nas ruas da cidade, espécies que não danifiquem calçadas, que não cresçam a ponto de causar problemas com as redes de energia, ou que cresçam e tragam perigo a população, enfim, orienta todos os devidos cuidados, destacou o Prefeito Givanildo Trumi.

O inventário da arborização urbana de Boa Esperança do Iguaçu, foi feito por acadêmicas da UTF-PR, que coletaram, ao longo de meses, informações das árvores e plantas que formam a arborização nas calçadas e praças do Município.

Nesse momento a equipe da Secretaria de Urbanismo recebeu treinamento e para auxiliar no plantio de 150 mudas de arvores, recebidas em doação do Viveiro da Copel, conforme destacaram a Vice Prefeita Odilmara Freitas e o Secretário de Urbanismo Antonio Udcenski.

O Município também fez a contratação de uma Engenheira Florestal, através de licitação, sendo que a empresa Neofloresta Serviços Ecossistêmicos venceu o certame.

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Equipe de Meio Ambiente.

População 2022 2.455