• Reunião •
21 de maio de 2008

BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU RECEBE SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA DO PROCAXIAS PARA REUNIÃO.

O Município de Boa Esperança do Iguaçu, recebeu recentemente os Secretários Municipais de Agricultura dos Municípios do Procaxias, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida, Quedas do Iguaçu, Três Barras do Paraná e São Jorge D’Oeste, ainda representantes de Entidades e Associações ligadas a Agricultura e Agroindústria.

A Reunião foi coordenada pelo Secretário do Conselho Procaxias Osnir Veroneze e foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores do Município e teve a presença também de Técnicos da Emater dos Municípios envolvidos.

Na ocasião dois temas foram debatidos o Andamento do Projeto de Piscicultura do Procaxias, ocasião em que foi tratado sobre a legislação ambiental pertinente a construção de açudes e mesmo a utilização do Lago com os tanques redes.

E ainda foi tratado sobre o uso da Marca Eco Alimentos de propriedade do Procaxias, criada para a comercialização de Produtos da Agricultura dos Municípios em especial da Agricultura Familiar e Agroindústria. Marca esta criada em três categorias de produtos Eco Alimentos – Agricultura Familiar, Eco Alimentos – Sem Agrotóxico e Eco Alimentos – Orgânicos.

Em cada uma das categorias a marca e os produtores obedecem a legislação Federal, Estadual e a Legislação Própria de cada Município que ficaram livres para a regulamentação dentro dos Municípios obedecidos os critérios estabelecidos em conjunto entre os 09 (nove) Municípios participantes. Cabendo ainda responsabilidades dos parceiros qual seja, as Entidades participantes do Projeto e os Produtores. Sendo que todo o processo nos Municípios terá a supervisão direta da Comissão de Deliberação e Ética para Uso da Marca Eco Alimentos que já existe há alguns anos já é inclusive comercializada e esta sendo implementada.

O Moderador do Encontro foi o Consultor do SEBRAE Moacir do Instituto Baser Maytenus de Toledo.