• 3Gs Biofertilizantes e Energia •
06 de julho de 2021

Secretário de Estado da Agricultura Norberto Ortigara Visitou Propriedade Modelo da 3Gs Em Boa Esperança do Iguaçu

Nesta quinta-feira, 01 de julho de 2021, Boa Esperança do Iguaçu, recebeu a visita do Secretário de Agricultura e Abastecimento SEAB do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara.

A visita foi na propriedade modelo, dos irmãos Gilmar Marcelo de Paula, Gilson Oliveira de Paula e Geovani Nicolau de Paula, em Linha Vachin, na Rodovia PR 879, onde está localizada a 3Gs Adubos Orgânicos.

Desde 2017 quando as obras iniciaram e já apartir de 2018, com a produção inicial, a 3Gs Adubos Orgânicos produz biofertilizantes. Ao processar adubos orgânicos – camas de aviários, resíduo de laticínios e dejetos de suínos, produz energia.

Único Projeto no Brasil nesse modelo, a família foi pioneira na geração de energia com dejetos de aviários (as chamadas camas de aviários), resíduo de laticínios e dejetos suínos. Além disso, o que sobra da produção é comercializado como adubo orgânico sólido e biofertilizantes líquidos, através da 3Gs Adubos Orgânicos. A matéria prima passa por um pré-tratamento, que se transformará em matérias líquida e sólida (já sem o odor). A líquida, chamada de biodigestato, será processada em biodigestores transformando em BIOGAS. Esse BIOGAS é utilizado para geração de energia elétrica a qual é lançada na rede da Copel na forma de GD – Geração Distribuída. Além disso o BIOGAS gerado é utilizado como energia térmica para aquecimento dos aviários, eliminando consumo de lenha, diesel, cavaco. Tal conceito é classificado na nomenclatura da economia mundial como O CONCEITO DE ECONOMIA CIRCULAR.

O resíduo sólido é transformado em biofertilizante que pode ser utilizado em qualquer tipo de cultura. O processo de compostagem leva de 60 a 80 dias.

O investimento de 2.5 milhões financiado, atualmente alcança a cifra de 3.3 milhões e neste momento a empresa busca capitar mais 1.5 milhões do Banco do Agricultor Paranaense para expandir a planta produtiva e dobrar a capacidade de produção de energia e fertilizantes até setembro de 2021.

A matéria prima vem dos próprios aviários da família; E vale registrar que a micro região de Dois Vizinhos, tem aproximadamente 1.100 aviários. Daí o objetivo de replicar o modelo do projeto.

Se pretende, a produção de energia suficiente para abastecer 500 residências. Energia que já está integrada ao sistema da Copel. Na propriedade ainda, uma hora experimental demonstra na prática o efeito do fertilizante e 12 alqueires produzem feno.

SECRETÁRIO NORBERTO ORTIGARA

Eu já conhecia o projeto, que gera biogás, que gera energia térmica, elétrica e resíduo biodigestato, matéria orgânica para solo. É um projeto diferente porque utiliza um mix diferente de biomassa, de dejetos, porque usa cama de aviário inclusive com maravalha que é madeira, digamos assim, exige um tratamento especial.

Eles estão em uma fase bastante evoluída, de descobrir qual é a melhor mistura, estão gerando energia, baixaram muito o custo de geração de energia, estão ainda, certamente, desenvolvendo o melhor plano de negócios para investir um pouco mais, para refinar esse gás e fazer biometano, por exemplo, ou até para ter um processo comercial mais ousado do biodigestato, que é o que sobra no final, seja liquido ou solo, embalado em unidades de 350 gr e sacos de 5 ou 50 quilos para vender aos agricultores.

Enfim, eu fiquei contente em ter visto ao vivo esse que é o futuro da energia no nosso meio, especialmente nós que temos um agro grande e que gera muito potencial para gerar energias renováveis através da biomassa e óbvio que também através do sol, aproveitamento racional por placas fotovoltaicas”, elogiou o secretário.

Os presentes foram convidados a visitar os diversos setores e processos da empresa e acompanhados por um dos investidores Gilmar Marcelo de Paula.

PRESENÇAS

Além do Secretário Norberto Ortigara, presentes, Salatiel Turra, Chefe do Departamento de Economia Rural – DERAL da SEAB, Otamir Cesar Martins, Diretor Presidente da ADAPAR, Eder Bublitz, Diretor Presidente da CEASA, Alexandre Bianchini, Chefe do Núcleo Regional da SEAB em Dois Vizinhos, Leonira Tesser, Chefe do Núcleo da SEAB em Pato Branco, Denise Adamchuk, Chefe do Núcleo da SEAB em Francisco Beltrão, Arnildo José Sganzerla, Gerente do Escritório Regional do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) em Dois Vizinhos, Rosane Dalpiva Bragatto, Gerente do IDR em Pato Branco, Carlos Alberto Wust da Silva – Beto, Gerente do IDR em Francisco Beltrão, Dirsio Ferreira da Silva, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Valdecir Ribas Kurpel, Vice Prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Ex Deputado Luiz Fernandes Litro, além de produtores, servidores da SEAB, IDR e outros órgãos estaduais.

Presentes também, o Prefeito Nilson Antônio Feversani de Bom Sucesso do Sul e Presidente da AMSOP e Luis Carlos Turatto – Carlinhos, Prefeito de Dois Vizinhos.

LOCAIS

O Prefeito Giva acompanhado da Vice Odilmara Terezinha Dreves Freitas, destacaram o empreendimento e o trabalho da Equipe da 3G Adubos Orgânicos. Iniciativa que vai muito além dos biofertilizantes (Para Horta, Flores, Plantas, Lavouras), gera a energia (elétrica, térmica).

Além do Prefeito e Vice, presentes o Presidente da Câmara Tiago Dreves, os Vereadores Neri Valmir Borsa, Eder Jean Andreis, Rubens Dreves, o Responsável pela Secretaria de Agricultura Tiago Michels, o Técnico do IDR no Município Valdisio Candido Moreira, o Técnico Valmor Antonio Bittencourt, o Sr. José Telêsforo de Paula (Pai dos 03 Irmãos Empreendedores, que também são filhos da Sra. Alice Oliveira de Paula, os quais merecem o destaque por tornar possível na propriedade que possuíam, realizar o empreendimento) e Funcionários da Empresa 3Gs.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento SEAB Paraná.