• Rebanho Bovino 13.901 Animais •
08 de julho de 2021

Posto da ADAPAR em Boa Esperança do Iguaçu Concluiu a Atualização Cadastral Anual de Animais do Paraná, são 13.901 Bovinos

Na manhã desta quinta-feira, 08 de julho de 2021, o Prefeito Givanildo Trumi, acompanhado da Vice Odilmara Terezinha Dreves Freitas, visitaram o Posto de Atendimento da ADAPAR – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná em Boa Esperança do Iguaçu.

No último dia 30 de junho, encerrou o prazo para a atualização cadastral de rebanho, conforme orienta a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento SEAB do Paraná.

Conforme registraram as servidoras municipais Solange Borsatto Biavatti e Cleonice da Silva Moraes Tessaro, Boa Esperança do Iguaçu tem 449 propriedades com algum tipo de animal a ser recadastrado (atualizar o cadastro) e destas 431 propriedades trabalham com bovinos de corte e leite.

Em sua fala Tiago Michels, Chefe da Divisão de Pecuária Leiteira e Responsável pela Secretaria Municipal de Agricultura, registrou que o Município tem atualmente 43 propriedades trabalhando com gado de corte, 84 propriedades trabalham com gado leiteiro e 304 propriedades são mistas, totalizando 431 propriedades com bovinos.

O Prefeito Giva, destacou o valor e a importância do rebanho bovino do Município. Atualmente são 5.322 animais para corte, 1.909 animais para leite e 6.670 animais para corte e leite. Nosso rebanho hoje é de 13.901 bovinos e 03 bubalinos. O prefeito terminou sua fala parabenizando a Equipe da ADAPAR pelo trabalho, extremamente importante desenvolvido diariamente no setor.

Presentes ainda na visita, Rubens Dreves, Técnico em Agropecuária, Jacir Beletini, Inseminador, Valmor Antonio Bittencourt, Técnico em Agropecuária, Edinéa Spiercort Dalberti, Zeladora e Valdisio Candido Moreira, Técnico do IDR Paraná (Que compartilha o prédio onde estão alojados a ADAPAR e o Departamento de Agricultura).

Faz parte da Equipe ainda, o Médico Veterinário, Jonas Jean Zarth.

17 PROPRIEDADES NÃO RECADASTRARAM

17 Proprietários não compareceram para fazer a atualização cadastral e já estão recebendo a visita de técnicos da SEAB / ADAPAR e sendo notificados (Quem estiver com pendências cadastrais) ou tendo multas aplicadas pelo descumprimento da determinação.

No Paraná não é mais necessário vacinar contra a febre aftosa (Área Livre da Aftosa), más os produtores rurais precisam anualmente atualizar o cadastro de todos os animais que são criados nas propriedades além dos bovinos.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da ADAPAR.