• Secretários na Sessão •
15 de julho de 2021

Educação Em Pauta na Sessão da Câmara em Boa Esperança do Iguaçu Em Destaque o Andamento dos Trabalhos

Na noite da segunda-feira, 21 de junho de 2021, às 18:00 horas, na Sala das Sessões da Câmara de Boa Esperança do Iguaçu, foi realizada a 16ª Sessão Ordinária, do 1º Período Legislativo Ordinário, desta que é a 8ª Legislatura do Município.

Após a oração inicial, o Presidente, Vereador Tiago Dreves (MDB) deu as boas-vindas a todos e solicitou ao Diretor Executivo da Câmara Givanildo Rizelo que fizesse a leitura da Ata da última Sessão, que após lida foi aprovada sem emendas ou retificações.

No Expediente da Sessão não houve matéria, na Ordem do Dia foi deliberado sobre o Projeto de Lei 14/2021, de 10 de junho de 2021, de autoria do Executivo Municipal que abre crédito adicional especial no valor de R$ 70.000,00 mil reais. O projeto foi aprovado por unanimidade dos Vereadores (a) presentes. Esse valor destina-se ao pagamento da diferença de valores na permuta dos terrenos para a construção da Nova Creche (CMEI).

EDUCAÇÃO E CULTURA

Em seguida na Sessão, o Presidente convidou para fazer uso da palavra a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Rozeli J. Biavati Grassi, que Representava a Secretária Municipal de Educação e Cultura Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, que estava com compromisso pré agendado para a data.

Em sua fala, após saudar os presentes e agradecer pelo espaço, Roze relatou o trabalho que vem sendo realizado na educação nesta Gestão 2021 a 2024, ações planejadas, empreendidas e desenvolvidas por esta Secretaria.

- Citou o planejamento junto ao Sistema do Ministério da Educação SIMEC, na aba do PAR, via FNDE da construção de um novo Espaço para o Centro Municipal de Educação Infantil CMEI – Criança Esperança, no valor de mais de 2 milhões;

- Retorno das aulas presenciais no formato híbrido em 11 de maio, com 80% da participação do quantitativo de alunos matriculados no Infantil 4 ao 5º Ano do Ensino Fundamental;

- Investimento anual de aproximadamente R$ 130.000,00 mil com o material do Sistema de Ensino Aprende Brasil da Editora Positivo;

- Entrega dos uniformes escolares a ser realizado nos próximos dias, aos alunos que estão frequentando as aulas no formato híbrido;

- Incentivo financeiro por meio da concessão da ajuda de custo, Programa um olhar Para o Futuro à cursista de Graduação, Ensino Profissionalizante ou Técnico que estudam em outros municípios, apoiando na formação e profissionalização dos mesmos, totalizando uma média de R$ 13.000,00 mil reais mensais.

A Coordenadora Pedagógica, ressaltou a relevância da Casa Legislativa no apoio dos Programas implantados e/ou implementados. Destacou que conforme orientação do Prefeito Giva, Secretários e Diretores Municipais participam semanalmente das Sessões. O objetivo é trazer aos Vereadores (a) as informações do andamento dos trabalhos em cada setor da administração.

Finalizou colocando-se à disposição dos Vereadores (a), bem como agradecendo a toda a Equipe de Profissionais e Servidores que atuam na educação municipal.

Por fim na Sessão, fez uso da palavra o Prefeito Givanildo Trumi (PP), o Vereador Rubens Dreves (MDB) e o Presidente da Casa Legislativa Tiago Dreves (MDB).

Assessoria de Comunicação, Com Informações da Direção e Jurídico da Câmara Municipal.