• Violação dos Direitos do Idoso •
19 de julho de 2021

Campanha de Conscientização Com o Tema Violação dos Direitos do Idoso Foi Realizada Pelo CRAS e Assistência Social

A Equipe da Secretaria de Assistência Social e do CRAS Espaço da Cidadania de Boa Esperança do Iguaçu realizaram atividades tratando da Violação dos Direitos do Idoso.

A Entrega dos materiais para a realização das atividades em casa, foi realizada nos dias 28 a 30 de junho de 2021. Conforme registrou a Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Leonilda Begnine.

Foram entregues 51 kits de materiais aos idosos que participam das atividades físicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Conforme registrou a Secretária de Assistência Social, Rozenilda Bittencourt Cecato.

A psicóloga do CRAS, Débora Duarte, destacou que no kit de material, foi entregue uma apostila, uma caixa de lápis de cor, borracha e lápis.

Os participantes, tinham até o dia 15 de julho de 2021, para realizar as atividades e fazer a devolutiva à Equipe do CRAS e Assistência Social, demonstrando de forma escrita ou com foto a realização dessas atividades propostas.

Na apostila entregue, com 16 páginas, da editora Amigos, na capa a Lei Federal N. 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso. Em vigor desde 2004, à Lei traz à tona questões que geram na sociedade brasileira, discussões a respeito dos direitos pertinentes ao contingente de idosos, uma população que ultrapassa 25 milhões de pessoas no Brasil.

Se você tem idade, igual ou superior a 60 anos, o Estatuto do Idoso garante seus direitos. Essa Lei, representa um avanço sociojurídico de alta relevância na defesa dos direitos da população idosa. Destacou a Vice Prefeita Odilmara Freitas em conversa com esta Assessoria.

O objetivo das atividades foi o da descontração em família, o lazer, atividades que ressaltavam os cuidados com a Covid-19, questões de alimentar e Direitos do Idoso.

15 DE JUNHO

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa PNPSI, aprovada pela Portaria nº 2.528/GM, do Ministério da Saúde de 19 de outubro de 2006, tem dentre suas diretrizes “a promoção do envelhecimento ativo e saudável”, que visa dentre outras, realizar ações integradas de combate à violência doméstica e institucional contra a pessoa idosa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde: a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa, impedindo o desempenho de seu papel social.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe do CRAS e Assistência Social.