• Semana Nacional •
31 de agosto de 2021

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Teve Programação na Apae de Boa Esperança do Iguaçu

Em todo o Brasil, entre os dias 21 à 28 de agosto, atividades são realizadas e buscam informar a sociedade sobre a pessoa com deficiência e chamar todos (as) para transformar conhecimento em ação.

Trata-se de uma campanha anual, desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. A campanha permeia os trabalhos desenvolvidos pela instituição aos longo de todo o ano, como instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social. Conforme destacou a Presidente da Apae de Boa Esperança do Iguaçu Eliane Alberton.

Neste ano de 2021, o tema norteador da campanha é: É tempo de transformar conhecimento em ação. Esse tema aponta para o fato de que o Brasil hoje tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas com deficiências, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos (as). Em um pais com dimensões territoriais de continente, as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos, que por sua condição de vulnerabilidade, necessitam de apoios especializados para superação das barreiras que impedem o exercício pleno da sua cidadania. Por este motivo é que a administração municipal, faz repasse financeiro mensal, conforme Lei Municipal, bem como auxilia de outras maneiras sempre que necessário e possível. Destacaram o Prefeito Givanildo Trumi e a Vice Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas.

Já a Diretora da Escola de Educação Básica Raio de Luz na Modalidade de Educação Especial, Dalva Biavati dos Santos, destacou a participação de todos os alunos, da equipe e dos profissionais que atuam na escola e de seus familiares nas atividades que foram possíveis de serem realizadas neste ano.

São atendidos 31 alunos na Escola de Boa Esperança do Iguaçu, que funciona em dois turnos e que foi criada em julho de 2001. Passando a atender no novo prédio, onde está atualmente desde 2009.

A escola possui em sua equipe profissionais para atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicológico, psiquiátrico e assistência social. Esses profissionais atendem os alunos, bem como toda a equipe atua também junto das famílias. Neste ano, as famílias, em vídeo destacaram a importância da Escola da Apae na vida dos seus filhos especiais e das pessoas especiais de suas famílias.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Escola da Apae.