• Saúde •
09 de junho de 2010

Campanha de Orientação sobre Hanseníase é realizada pelo Departamento de Saúde em Boa Esperança do Iguaçu

Enfermeira Edina de Souza, Agentes Comunitárias de
A equipe de Agentes Comunitárias de Saúde, Médico, Enfermeiras, Farmacêutica, Auxiliares de Enfermagem e outros profissionais de saúde de Boa Esperança do Iguaçu, realizaram no último dia 26 de maio, campanha de orientação com distribuição de material sobre Hanseníase.

A Hanseníase também é conhecida como lepra, morféia, mal de hansen e mal de lázaro, é chamada de a doença mais antiga do mundo com registros desde há 1350 Antes de Cristo, citada inclusive em passagens bíblicas e é causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde a doença mutilou pelo menos 2 milhões de seres humanos no mundo e esta presente em 91 paises.

A contaminação se dá através de gotículas de saliva e pode ocorrer por vias respiratória, por secreções nasal e pela saliva. O agente causador pode ficar encubado por período de 2 a até 20 anos sem se manifestar e 90% das pessoas com organismos mais resistentes não desenvolvem a doença.

No Brasil a exemplo de muitos outros lugares no mundo as pessoas com essa doença já foram discriminados e sofreram das mais diversas formas, inclusive com internações em leprosários e outros tipos de locais com tratamento inadequado da doença que causa acometimento dos nervos e a incapacidade de diferenciação do frio e o calor no local afetado e pode começar com manchas esbranquiçadas e posteriormente avermelhadas na pele.

A Hanseníase hoje é tratada com antibióticos e grandes esforços são feitos pela estrutura de saúde para a orientação e o diagnóstico cada vez mais cedo o que facilita o tratamento da pessoa infectada.

De acordo com o Decreto Federal 6.168 de 24 de julho de 2007, os pacientes internados compulsoriamente e isolados em hospitais colônias de todo o pais, até o ano de 1986, terão direito a pensão vitalícia mensal no valor de 750,00 reais, para receber o beneficio os pacientes precisam apresentar documentos que comprovem a internação e preencher um requerimento especial. A medida tomada pelo Ministério da Saúde busca de certa forma reparar e amenizar o mal causado a essas pessoas e a forma incorreta com que eram tratados.

A orientação e o diagnóstico precoce facilitam o tratamento e foi com esse objetivo que realizamos esta campanha registrou o Diretor do Departamento Municipal de Saúde Evandro Luiz Cecato.
Fonte: Acessoria de Imprensa