• Violência Doméstica •
28 de setembro de 2021

Encontro Que Tratou da Violência Doméstica na Comarca de Dois Vizinhos Teve a Presença da Equipe de Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro

Reunidos na Sala do Tribunal do Júri, no Fórum Estadual de Dois Vizinhos, Equipe de Boa Esperança do Iguaçu participou de encontro que tratou da violência doméstica nos Municípios da Comarca.

Com início às 14:00 horas, na sexta-feira, 24 de setembro de 2021, o Encontro organizado pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos e pela Equipe do Núcleo Maria da Penha – NUMAPE de Dois Vizinhos, reuniu Gestores, Lideranças e Convidados.

A abertura do Encontro, foi feita pela Juíza de Direito da Comarca e Supervisora do Conselho da Comunidade, Dra. Divangela Précoma Moreira Kuligowski, que em sua fala destacou e agradeceu a presença de todos. Dra. Divangela, registrou ainda que aproximadamente 70% das ações em curso no Judiciário de Dois Vizinhos, são em virtude de violência doméstica, ou correlacionadas.

Presente no Encontro, Dra. Vanessa Pinto Maia de Medeiros, Promotora Substituta da Comarca de Dois Vizinhos, que enalteceu o papel da Comunidade nas situações de violência doméstica e os graves índices do crime da Comarca.

A Professora da UNIOESTE de Francisco Beltrão, Sônia Maria dos Santos Marques, mentora do NUMAPE e as Profissionais do Núcleo, a Psicóloga Chaiane Ferreira de Souza e a Advogada Luiza Carla Beal falaram sobre o Núcleo Maria da Penha – NUMAPE e as 05 formas de violência que atingem à mulher. Além de orientar todos sobre os atendimentos e as rotinas do Núcleo de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

O Mediador do Encontro, participando como convidado e Conselheiro do Conselho da Comunidade, foi o Assessor de Comunicação do Município, Ademir Ribeiro. O Conselho da Comunidade tem como Presidente a Sra. Lídia Iaguczeski Zeni, de Verê.

BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU

Pelo Município Participaram do Encontro as seguintes convidadas:

A Vice Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas;

A Secretária de Saúde Jéssica Biavatti;

A Secretária de Assistência Social Rozenilda Bitencourt Cecato; e

A Coordenadora do CRAS, a Assistente Social Leonilda Begnini.

Também participaram, Secretárias de Saúde e de Assistência Social, Equipes dos CRAS, CREAS e CAPS dos 04 Municípios da Comarca, além de Boa Esperança, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos e Verê.

Presentes também o Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Dois Vizinhos, Capitão Mário Emílio Nicolau e Equipe e o Delegado de Polícia Civil de Dois Vizinhos, Dr. Joselito Teixeira dos Santos e Equipe.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Comissão Organizadora.