• Dia Nacional da Pessoa Idosa •
04 de outubro de 2021

Dia Nacional da Pessoa Idosa Foi Tema de Encontro Animado no Clube de Idosos de Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro

Nesta sexta-feira, 01 de outubro de 2021, Dia Nacional da Pessoa Idosa (Dia do Idoso), a Equipe da Secretaria de Assistência Social e do CRAS de Boa Esperança do Iguaçu realizaram encontro comemorativo animado.

No Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida do Município, com início às 13hs e 30 min e com a presença de 101 participantes, o 1º de Outubro foi comemorado em grande estilo, apesar de toda a chuva que ocorria no dia do encontro. Registrou a Secretária Municipal de Assistência Social Rozenilda Bittencourt Cecato.

Os presentes, participaram da Palestra Show Qualidade de Vida na 3ª Idade, com o Professor Itamar Ribeiro, receberam brindes durante todo o encontro e degustaram coquetel servido ao final do evento. Conforme destacou a Vice Prefeita Odilmara Freitas.

Na abertura o Prefeito Givanildo Trumi, acompanhado da 1ª Dama Cleonizete Totti Trumi, agradeceu a presença de todos, falou da importância da data, para lembrar de todas as pessoas idosas, aqueles e aquelas que tanto já fizeram por suas famílias, pela sua comunidade, pelo seu Município e pelo País. Prefeito Giva, finalizou agradecendo a equipe organizadora e destacou a participação do Grupo de Idosos nas atividades de ginástica na segunda e quarta-feira de cada semana. A Fisioterapeuta do Município Tatiane Bratti é a Instrutora de Atividade Física.

No encontro, também foram apresentados os novos conselheiros (as) que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Atualmente o Conselho tem como Presidente Tereza Braga Variani.

DIA NACIONAL DA PESSOA IDOSA

Dos 210 milhões de brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que tem 60 anos ou mais. Os dados são deste ano e fazem parte de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que traz também outras estatísticas: 18,5% dessa população ainda trabalha e 75% dela contribuem para a renda de onde moram.

Para lembrar a importância dessa população e de seus direitos é celebrado hoje (1º) de Outubro, o Dia Nacional da Pessoa Idosa. A comemoração foi instituída em uma Assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e no Brasil.

Os direitos dos idosos estão garantidos na Constituição Federal, que, em seu Artigo 230, define que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da equipe da Secretaria de Assistência Social e CRAS.