• Pessoa Com Deficiência •
07 de outubro de 2021

II Encontro Temático dos Direitos da Pessoa com Deficiência Foi Realizado em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro

A Equipe da Secretaria de Assistência Social e do CRAS de Boa Esperança do Iguaçu, realizaram na tarde desta quarta-feira, 06 de outubro de 2021, Encontro Temático dos Direitos da Pessoa Deficiente.

Com o Tema Central: Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Subtema: Direito à Inclusão das Pessoas com Deficiência – Tema da V Conferência Nacional, o encontro teve a Palestra Magna realizada pela Dra. Alessandra Jerônimo Paganini, Advogada e Assistente Social da Apae do Município.

Na abertura do encontro os servidores públicos municipais entregaram lembrança ao Prefeito Giva e a Vice Odilmara, pela comemoração do Dia do Prefeito – 06 de Outubro.

Tendo como local o Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida, às 13hs e 30min a abertura na frente de honra, foi feita pela Secretária Municipal de Assistência Social Rozenilda Bitencourt Cecato.

Em sua fala o Prefeito Givanildo Trumi, agradeceu as mais de 70 pessoas presentes ao Encontro e destacou a importância do tema abordado. O Prefeito Giva, lembrou da importância do apoio às famílias e às pessoas com deficiência. O Poder Público e a sociedade, tem obrigação de ajudar, de apoiar, de oferecer condições dignas a todos, independentemente da necessidade de cada um. Fazemos isso de forma direta quando apoiamos mensalmente à Escola da Apae do Município, que tão bem atende seus alunos e apoia essas famílias.

A Vice Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas, destacou o trabalho da Equipe da Secretaria e do Centro de Referência de Assistência Social CRAS Espaço da Cidadania do Município, pelo Encontro e pelo trabalho realizado no setor, em especial a este público. Odilmara lembrou que o II Encontro Temático dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um encontro em preparação a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em 15 de dezembro de 2021 e em preparação a V Conferência Nacional.

Presente no Encontro a Diretora da Escola Raio de Luz da Apae, Dalva Biavatti dos Santos, equipe, professores, alunos e familiares da Escola da Apae do Município.

Após a palestra, os presentes foram divididos em 04 Grupos, elaboraram e apesentaram propostas para atender cada vez melhor as pessoas com deficiência no Município. Essas propostas serão encaminhadas ao Poder Público Municipal e seguem em relatório às Conferências Estadual e Nacional. Por fim, foi feita a escolha do Delegado e Suplente.

A frase registrada no convite “Somos Todos Iguais Nas Diferenças” definia o evento realizado.

Ao final, foi servido delicioso coquetel a todos.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação.