• Visita Primeira-Dama do Paraná •
28 de outubro de 2021

Boa Esperança do Iguaçu Recebe Primeira-Dama do Paraná em Encontro Regional do Paraná Rosa

Texto e Fotos Assessoria de Comunicação e Assessoria AMSOP

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa participou, nesta quarta-feira, 27/10, em Boa Esperança do Iguaçu, do encontro regional do Paraná Rosa, a campanha do Governo do Estado voltada para a conscientização e prevenção ao câncer de mama e do cólo de útero. Luciana Massa é idealizadora e madrinha do projeto, que, neste ano, tem como tema cuide-se, ame-se, previna-se. "A prevenção é o melhor caminho. E o câncer de mama, com um diagnóstico precoce, as chances de cura passam de 90%", destacou Luciana Massa.

Ainda no evento, que aconteceu no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a primeira-dama também apresentou os programas do governo do Estado para a valorização e inserção da mulher paranaense na sociedade, como o Fomento Mulher - que oferece linhas de crédito e financiamentos para mulheres de assentamentos da reforma agrária e o Compra Direta Paraná, que incentiva a participação feminina na agricultura familiar. "A mulher é muito importante para a sociedade. Ela já conquistou muito espaço, mas, ainda, tem muito a se conquistar", complementou Luciana Massa.

Para a primeira-dama de Boa Esperança do Iguaçu, Cleonizete Trumi "certamente, com esse encontro, as nossas mulheres aqui de Boa Esperança do Iguaçu irão se engajar ainda mais nesse movimento de conscientização e prevenção". Zete, destacou a importância da Equipe de Profissionais e Servidores da Saúde, nesta e em tantas outras ações. Pela primeira vez, desde a implantação do Município em 01 de janeiro de 1993, recebemos uma Primeira-Dama do Estado em Boa Esperança do Iguaçu, motivo de imensa alegria à todos, e a todas, finalizou Zete.

O prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi considera que o município atingiu o objetivo com as ações da campanha durante o mês de outubro: "nossa equipe de saúde fez um trabalho brilhante, com coletas e exames gratuitos e, também, com informações e incentivos para as mulheres do nosso município". O Prefeito além da Equipe de Saúde, agradeceu o trabalho no encontro da Equipe de Assistência Social e de diversos outros setores da nossa administração que foram chamados e contribuíram para que este momento acontecesse.

O Prefeito Giva, finalizou destacando a parceria do Governador Carlos Roberto Massa Júnior, com os Municípios do Paraná, em especial para com Boa Esperança do Iguaçu. Temos acompanhado o trabalho do Governo Estadual e iremos sempre que formos chamados.

Já a Vice-prefeita de Boa Esperança do Iguaçu, Odilmara Freitas "é de extrema importância essa visita da primeira-dama, pois, as mulheres sentem-se valorizadas e acabam compreendendo a importância de manter os exames preventivos em dia".

A Secretária de Saúde do Município, Jéssica Biavatti, recepcionou as Secretárias (os) de Saúde que vieram dos Municípios participantes do encontro. Recebeu ainda, Chefes e Equipes que vieram da 8ª e 10ª Regional de Saúde, Francisco Beltrão e Cascavel.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Rozenilda Bitencourt Cecato e Equipe da Secretaria e do CRAS, recepcionaram as Equipes das Secretarias de Assistência Social e CRAS dos Municípios participantes.

Durante todo o dia do evento, o apoio e presença, do Secretário Administrativo da AMSOP e Ex Prefeito Claudemir Freitas. Ainda, a presença da Equipe do Escritório Regional da SEJUF em Francisco Beltrão.

O encontro reuniu, também, mulheres e primeiras-damas dos municípios de Cruzeiro do Iguaçu, Manfrinópolis, Bela Vista da Caroba, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu, além de representantes de entidades e convidadas desses Municípios. Além das falas da Primeira-Dama Luciana, uma profissional da Secretaria de Saúde do Estado, falou sobre o tema proposto pelo Paraná Rosa.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, Com Informações de Guilherme Del Zotto / Assessoria de Comunicação da AMSOP.