• Turismo: Inventário e Conselho •
25 de novembro de 2021

Turismo em Pauta na Administração, em Andamento Inventário Turístico e Reformulação do Conselho de Turismo de Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do Setor de Turismo

Desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021, todos os esforços no sentido da estruturação do setor turístico do Município de Boa Esperança do Iguaçu está em andamento.

O Prefeito Givanildo Trumi e a Vice Prefeita Odilmara Freitas, tem intensificado junto a Equipe as ações no sentido de estruturar o turismo como negócio no Município.

O Prefeito Giva ainda era Vice Prefeito ou como Vereador e já acompanhava ações nesse sentido, conforme relatou Claudia Maziero, do Setor de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo do Município.

A realização das ações, planejamento e implantação de ações turísticas, tem recebido o importante apoio e a orientação do Professor Jacó Gimennez, ex Presidente da Paraná Turismo, Fundador e Ex Presidente da Retur – Rede de Turismo, atualmente é Consultor da Retur.

INVENTÁRIO TURÍSTICO

Como ponta pé inicial nas ações, está a atualização do inventário turístico de Boa Esperança do Iguaçu.

Vamos conhecer nossos potenciais e a partir daí, trabalhar para tonar esses locais em negócios turísticos.

O Inventário Turístico, está em andamento e teve o apoio no seu custo pago pela Cooperativa Sicoob de Boa Esperança do Iguaçu, a quem agradecemos imensamente pelo apoio, registrou o Prefeito Giva.

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

Uma segunda ação nesse sentido, foi a escolha dos novos conselheiros para o Conselho Municipal de Turismo de Boa Esperança do Iguaçu.

A posse dos novos conselheiros foi realizada em reunião no último dia 05 de novembro de 2021, 14hs, na Sala de Reuniões no Paço Municipal.

Conforme Lei Municipal N. 466/2019 (25/06/2019), a Presidente do Conselho Municipal de Turismo é a Gestora da área Claudia Maziero.

Conforme Decreto Municipal N. 2.796/2021 (20/10/2021), da nomeação dos membros, fazem parte do Conselho ainda, além de Claudia Maziero, Rubens Dreves – do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo; Rafael José Gava e Renato Grassi – da Secretaria de Planejamento; Roberto José Koltz e Paulo da Silveira – da Secretaria de Urbanismo, Alcacio Prodocimo e Edson Fachini – da Associação Comercial; Emerson Paladini e Anir Candiotto Paladini – do Sindicato dos Agricultores Familiares, Valdina Koerich Petri e Felipe Petri – da Pousada da Valdina; Verônica Maria Duarte e Juraci dos Santos – do Clube de Mães Nossa Senhora Aparecida; Rosalino Ramos das Silveira e Gervásio Michels – do Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida e Norberto Dossa e Ivonete Duarte Rufatto – da Apae. O mandato dessa legislatura é de 2021 a 2023.

Uma das ações do Conselho, foi uma reunião com Representante da Retur (Rede de Turismo), em 09 de novembro de 2021, na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva, com o Consultor da Retur, para estratégias de marketing de turismo, Luiz Carlos Wessler,

Na reunião também foi informado o trabalho realizado pela Retur, o andamento para a elaboração do Inventário Turístico Municipal e outras ações da área do Turismo, que estão sendo debatidas ou implantadas em Boa Esperança do Iguaçu.

IGR – FRANCISCO BELTRÃO

Claudia Maziero, relatou ainda, que ações realizadas estão alinhas com a Instância de Governança Regional de Turismo de Francisco Beltrão. Órgão da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe de Turismo do Município.