• Apicultura - Apis/Meliponídeo •
29 de novembro de 2021

Apicultura é Opção de Negócio Para 10 Produtores de Boa Esperança do Iguaçu Através do Projeto de Inclusão Produtiva e Solidária

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do Projeto

O Projeto Inclusão Produtiva e Solidária, vinculado ao Programa Nossa Gente Paraná, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IDR-Paraná / Emater.

No Município, desde dezembro de 2020, se iniciou a seleção e busca ativa dos beneficiários participantes de baixa renda e inseridas no CAD-ÚNICO, podendo ou não estar participando do Programa Nossa Gente Paraná, ter índice de vulnerabilidade social familiar alta e residente na zona rural à compor o Grupo ao Projeto Inclusão Produtiva e Solidária com a participação do IDR – Paraná e CRAS. Conforme destacou o Técnico Valdisio Candido Moreira do IDR de Boa Esperança do Iguaçu.

Nos primeiros meses do ano 2021 (jan/fev) se definiu os participantes após reunião e escolha da atividade produtiva a ser contemplada com transferência de recursos em apoio, no caso, Apicultura. Na sequência, houveram capacitações de conscientização sobre temas como noções básicas de organização coletiva do empreendimento, a importância do projeto escolhido e a ser trabalhado, entendendo o mercado e comercialização e por último, gestão coletiva do empreendimento (fev/jun). Lembrou Rozenilda Bittencourt Cecato, Secretária Municipal de Assistência Social.

Paralelo aos encontros foi elaborado o Plano Técnico Coletivo das necessidades básicas de incentivo e envio para o Comitê Estadual para análise e aprovação. O projeto foi aprovado no início do segundo semestre do ano de 2021 e vai beneficiar 10 famílias, totalizando 40.000,00 mil reais. Eram 11 famílias, tivemos uma desistência do projeto, registrou o Prefeito Givanildo Trumi, que comemorou a iniciativa do projeto e a participação das famílias do Município.

Recentemente, foram entregues as caixas a cada família que compõe o grupo no Município com as recomendações importantes referente ao manejo e localização das caixas. Esses produtores visitaram em seguida um apiário em Verê na propriedade do Fabio Calegari. Destacou a Vice Prefeita Odilmara Freitas que acompanha o Projeto. Que lembrou ainda de reunião importante, aliás foram várias ao longo do projeto e nesta tivemos a presença do Chefe do Escritório Regional do IDR – Paraná em Dois Vizinhos, Arnildo J. Sganzerla e do Técnico do IDR, Rafael Cavalhieri, responsável pelo projeto na região.

Itens adquiridos com os recursos e que já foram entregues aos Produtores do Projeto ou estão em fase de produção para entrega:

- 55 caixas para abelhas Apis (abelha com ferrão)

- 132 caixas para abelhas Meliponídeos (Jataí, Canudo e Borá – Abelha sem ferrão)

- 22 enxames abelhas Mandaçaia

- 10 macacões

- 10 pacotes de cera alveolada

- 10 Unidades de atrativos para captura

- 1 centrífuga

- 1 mesa desempercoladora

- 1 peneira

A meta do Projeto é que o grupo obtenha até 3.000 kg de mel por ano e uma renda mínima complementar de 2.000,00 por família. Está previsto este ano uma prática de campo com o grupo e um curso de capacitação para o início de 2022.

PARCERIAS LOCAIS DO PROJETO:

Secretaria de Assistência Social / Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Comitê Local, Prefeitura/Câmara de Vereadores, Departamento de Agricultura e Departamento de Viação e Obras.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações do Técnico do IDR / Valdisio Candido Moreira.