• Produtor: Silagem e Nitrogênio •
03 de dezembro de 2021

Departamentos de Agricultura e Desenvolvimento Rural Realizaram Encontro Com Produtores em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro

Na tarde desta quinta-feira, 02 de dezembro de 2021, os Departamentos de Agricultura e de Desenvolvimento Rural (Patrulhas Agrícolas) de Boa Esperança do Iguaçu, realizaram Encontro de Planejamento com produtores rurais.

O encontro teve início às 14:00 horas, foi realizado no Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida e contou com a presença de 59 Produtores Rurais, além da Equipe dos Departamentos e Convidados.

O objetivo em reunir os produtores rurais, em especial os produtores de leite foi o de informar novidades na produção de silagem. A equipe vai utilizar dados obtidos via satélite ou georreferenciados por GPS para determinar áreas da cultura do milho nas propriedades que serão transformados em silagem para alimentação do rebanho, em especial bovinos de leite, como já vinha acontecendo em 2020 e 2021. O cálculo do custo ao produtor, que será subsidiado pela Administração Municipal em 52%, ficará mais exato e justo, uma vez se calculando a área e não mais o pagamento em horas. Conforme destacou o Prefeito Givanildo Trumi em sua exposição no encontro.

Tiago Michels, Chefe da Divisão de Pecuária Leiteira, Responsável pelo Departamento de Agricultura que fez a abertura do encontro, destacou os novos equipamentos adquiridos pelo Município e que outros serão licitados, estes com maior capacidade produtiva para que se consiga atender todos os produtores e suas demandas. Destacou projeto a ser implantado em 2022, que implanta a agricultura de precisão.

O Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural (Patrulhas Agrícolas), Evandro Andreis, orientou que os produtores precisam solicitar a medição da área, fazer o pagamento no Setor de Tributação da Prefeitura e em seguida agendar o atendimento no Setor de Patrulhas Agrícolas. Ressaltou que toda a equipe estará mobilizada nos setores pra atender nossos produtores, conforme orientado pelo Prefeito Giva.

Presente no Encontro o Técnico da Emater do Município Valdisio Candido Moreira, destacou as inovações que serão aplicadas ao setor e informou os presentes sobre programas oferecidos pelo IDR Paraná e pela SEAB do Governo do Estado em especial projeto de energias limpas e renováveis para implantar nas propriedades. Para mais informações interessados devem procurar a Emater do Município ou pelo telefone 46-3537-1006.

Presente no encontro o Presidente da Câmara Tiago Dreves, comemorou os avanços da área da produção leiteira, a não muito, tínhamos no Município um botijão de sêmen e atualmente temos 30 botijões e para os quais o Município fornece nitrogênio líquidos, diminuindo o custo aos nossos produtores agropecuaristas.

CADEIA PRODUTIVA DO LEITE

O Médico Veterinário do Município Jonas Jean Zarth, destacou no encontro informações colhidas em visitas feitas as propriedades rurais de Boa Esperança do Iguaçu. São números espetaculares as informações colhidas.

Lembrou que são produzidos em média 1.430.000 (um milhão e quatrocentos e trinta mil litros de leite / mês no Município.

No ano de 2021 foram 600 inseminações realizadas pela Equipe.

As Equipes dos Departamentos de Agricultura e de Desenvolvimento Rural atenderam 79 propriedades e subsidiou 145.000 mil reais na produção de silagem em Boa Esperança do Iguaçu neste ano de 2021. O Município subsidiou 52% do custo, restando ao produtor 48% dos custos.

Em sua fala, o Prefeito Giva comemorou todos os números e investimentos feitos, são muito positivos, mas cada um precisa fazer a sua parte para que o programa tenha bons resultados.

Marcelo Udcenski do Setor de Tributação e Fiscalização lembrou da importância da emissão da nota fiscal de produtor rural. Essa nota já é emitida pelas empresas e se o produtor não emitir, vai recolher o imposto da mesma forma, porém, este imposto não retorna em sua integralidade ao Município, retorna do estado apenas um percentual, pois o produtor não fez a nota no bloco.

Presentes no encontro ainda, o Secretário de Governo, Leandro Carlos Cecato, o Secretário de Finanças, Edenilso José Ogliari, o Secretário de Viação e Obras, Valmor Tessaro e o Presidente do Sindicato Emerson Paladini.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, Com Informações dos Departamentos de Agricultura e Desenvolvimento Rural.