• Audiência Pública da Saúde •
09 de março de 2022

Investimento em Saúde no 3º Quadrimestre de 2021 Ultrapassou Um Milhão e Seiscentos Mil Reais em Boa Esperando Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro

A Equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu realizaram Audiência Pública Para Prestação de Contas das atividades referentes ao 3º quadrimestre de 2021.

Na Câmara de Vereadores, às 15:00 horas, do dia 24 de fevereiro, com a presença do Prefeito Givanildo Trumi, da Vice Prefeita Odilmara T. Dreves Freitas, da Secretária de Saúde Jéssica Biavatti, dos Conselheiros de Saúde, Secretários, Diretores e Assessores Municipais, Vereadores e Convidados foi realizada a prestação de contas conforme determina a legislação.

Foi investido na saúde da população do Município, acima de um milhão e seiscentos mil reais (R$1.618.280,86), ou seja 16,64% do orçamento no período de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro de 2021 – Portanto no 3º quadrimestre de 2021 o setor de saúde recebeu esse investimento.

Do Valor de R$ 1.618.280,86 milhão de reais, R$ 225.885,13 mil reais (13,96%) vieram do Sistema Único de Saúde (SUS) / Ministério da Saúde e R$ 1.392.395,73 mil reais (86,04%) são recursos próprios investidos pela Prefeitura na Saúde.

Em seguida conforme determina a Lei Federal 141/2012, em especial o contido no Art. 36, incisos I, II e III, a Secretária de Saúde Jéssica Biavatti apresentou os números que são extraordinários, registre-se, dada a população do Município e a quantidade de atendimentos. Atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, fisioterapia, nutrição, entre outras especialidades atendidas no Município e em outras Cidades, em especial Francisco Beltrão, no Centro Regional de Especialidades – CRE.

Gastos com pessoal, profissionais, energia, água, transporte, telefone, internet, contratações, medicamentos, entre diversos outros, foram explicados detalhadamente à todos os participantes que estavam convidados a conhecer, discutir e tirar dúvidas com relação a todas as informações apresentadas.

No relatório número de consultas, atendimentos, quantidade de medicamentos dispensados a população, exames realizados, trabalho realizado pelos grupos de trabalho e equipes internas (NASF, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Imunização, entre outros).

O registro da situação da pandemia no Estado do Paraná e no Brasil e por fim, o pedido a todos os presentes para que seja redobrada a atenção evitando assim que o número de casos saiam do controle no Município. Bem como o andamento da vacinação contra a COVID-19 no Município.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.