• Seminário: Educa Juntos Paraná •
12 de março de 2022

Prefeito e Equipe da Educação de Boa Esperança do Iguaçu Participam de Seminário do Educa Juntos Paraná

Texto Ademir Ribeiro e da Agência Estadual de Notícias AEN/PR e Fotos da Equipe e da AEN/PR

Em Curitiba, a Equipe da Secretaria de Educação de Boa Esperança do Iguaçu, participaram acompanhadas do Prefeito Givanildo Trumi, do Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios, do programa Educa Juntos Paraná.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), por meio da Diretoria de Educação (Deduc) e do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM), realizou nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2022, no Teatro Guaíra e na Unibrasil, em Curitiba, o Seminário de Cooperação Pedagógica com Municípios.

Por Boa Esperança do Iguaçu, participaram a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, a Técnica da Secretaria, Ana Paula Cappellesso Cecato e a Diretora da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna.

O evento realizado no Teatro Guaíra contou com a participação dos Prefeitos, Secretários Municipais de Educação, Coordenadores Pedagógicos das Secretarias Municipais de Educação, Chefes, Assistentes e Técnicos Pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação. O Seminário teve como objetivos apresentar as ações de apoio aos municípios no ano de 2022 e subsidiar as Secretarias Municipais de Educação quanto às possibilidades de reorganização pedagógica, considerando o cenário causado pela pandemia da Covid 19, para a retomada da aprendizagem dos estudantes.

O evento na Unibrasil contou com a participação de um técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação que aderiu ao Sistema Educacional da Rede de Proteção (Serp). Esta formação teve como objetivos subsidiar as Secretarias Municipais de Educação com formação, quanto a organização pedagógica das instituições educacionais, tendo por finalidade minimizar os impactos educacionais causados pela pandemia do Covid - 19 e capacitar os técnicos das Secretarias Municipais de Educação para o uso do Sistema Educacional da Rede de Proteção - Serp como uma ferramenta que contribui para dar celeridade às ações da Rede de Proteção no combate ao abandono escolar.

EDUCA JUNTOS PARANÁ

O Programa Educa Juntos, instituído pelo Decreto Governamental nº 5857, de 05 de outubro de 2020, é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e as Prefeituras Municipais, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) e das Secretarias Municipais de Educação (SME), respectivamente, que tem como objetivos ampliar o suporte técnico e pedagógico aos municípios, bem como promover ações colaborativas na educação, a fim de contribuir para melhoria da qualidade da oferta do ensino a todos os estudantes das redes públicas de ensino do Paraná. Registrou Renato Feder, Secretário de Estado da Educação.

PRESENÇAS —  Estiveram na solenidade o Vice Governador do Paraná, Darci Piana, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; o presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa e líder do Governo, Hussein Bakri; o deputado estadual Nelson Justus; o diretor estadual de Educação, Roni Miranda; a presidente do Movimento Colabora, Fernanda Castro Marques; a conselheira estadual de Educação, Ozelia Lavina; e a coordenadora estadual da União dos Conselheiros Municipais da Educação, Ana Lúcia Rodrigues.

Também participaram do evento os prefeitos, secretários municipais de Educação e os coordenadores pedagógicos dos 399 municípios do Paraná; técnicos das equipes dos Núcleos Regionais de Educação da secretaria estadual, além de convidados de organizações da sociedade civil.

A comitiva dos 07 Municípios do Núcleo Regional de Educação NRE de Dois Vizinhos, foi acompanhada pelo Chefe do Núcleo, Dírsio Ferreira da Silva e Equipe.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Agência Estadual de Notícias AEN/PR.