• Curso de Apicultura •
18 de março de 2022

Curso de Apicultura Está Sendo Realizado em Boa Esperança do Iguaçu em Parceria com o Senar e o IDR Paraná

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do IDR e dos Participantes

Teve início na quarta-feira, 16 de março de 2022, a Curso de Apicultura Básica, que está sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – SENAR do Paraná.

Estão participando 10 famílias interessadas no assunto, que já vem tendo ações desenvolvidas nessa área desde 2021. São agricultores beneficiários do projeto de Inclusão Social Produtiva executado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural IDR Paraná (Emater) desde 2021. Conforme registrou o Técnico do IDR em Boa Esperança do Iguaçu, Valdisio Candido Moreira.

A parceria com o Senar oportuniza ao apicultor aprimorar o manejo, desde a introdução histórica, sua importância ambiental e econômica, benefícios, boas práticas entre outros cuidados. Registrou o Prefeito Givanildo Trumi, que visitou a turma em curso nesta quinta-feira, 17 de março. O Prefeito destacou e agradeceu o apoio e a parceria com o Sindicato Rural de Dois Vizinhos e com o Senar Paraná – Unidade Regional de Francisco Beltrão.

O curso possui 32 horas de duração, segue até esta sexta-feira, 18 de março, com teoria e prática a campo. Na quarta-feira 16/03, a prática da atividade foi realizada na propriedade do produtor João Alvin Izidoro, na Comunidade de Linha Água Branca / Cerro Azul. Na quinta-feira, 17/03, a prática foi realizada na propriedade do produtor Jair Raupp, na Comunidade de São Luiz do Iguaçu e nesta sexta-feira, 18/03, a prática será realizada em apiário em Salto do Lontra, na propriedade de Eder Frozza – Extensionista do IDR / Paraná. Conforme registrou Tiago Michels, Diretor de Pecuária Leiteira / Responsável pelo Departamento Municipal de Agricultura e participante do curso.

O Programa de Inclusão Social Produtiva e Solidária do Governo do Estado, tem a parceria em Boa Esperança do Iguaçu, da Secretaria de Assistência Social e do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Conforme registrou a Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas (Vice Prefeita).

O instrutor do curso de apicultura no Município foi Ângelo Daniel Valoto.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe do IDR Paraná.

População 2022 2.455