• Temporal: 1.115 Pontos Sem Luz •
25 de março de 2022

Temporal Deixou 1.115 Consumidores Sem Energia e Também Houve Falha em Outros Serviços em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos dos Usuários da Copel / Munícipes Que Passavam Pelo Local.

Na última semana, nos dias 24 e 25 de março de 2022, Boa Esperança do Iguaçu, a exemplo de diversas outras cidades do Paraná, enfrentou sérios problemas em virtude dos temporais e chuvas torrenciais que atingiram a região.

As chuvas no Município iniciaram na noite de quarta-feira 23/03, se intensificaram na manhã de quinta-feira 24/03 e seguiram na sexta-feira 25/03. Choveu em algumas horas 116 mm.

O Prefeito Giva (Givanildo Trumi) e Equipe mantiveram contato permanente com a Copel, até o restabelecimento da energia.

Ficaram sem energia 1.115 consumidores, de quinta-feira 24/03, por volta do meio dia, até 25/03, pouco depois das 17:00 horas.

Uma queda de árvore, na Comunidade de Canoas, interior do Município, na divisa com Cruzeiro do Iguaçu e Dois Vizinhos, derrubou poste e rompeu cabos. O local de difícil acesso, atrasou ainda mais o trabalhos da equipes.

Boa Esperança do Iguaçu também ficou sem telefonia fixa (o sistema de baterias da central da oi suportou por algumas horas e se desligou) e também ficou sem telefonia celular.

Para agravar ainda mais a situação, com a falta de energia, a bomba que abastece a cidade também ficou desligada nesse período. Deixando a população sem água, principalmente quem não possui caixa de água em casa. Em alguns pontos da cidade, mesmo a Sanepar utilizando caminhões pipas, para encher o reservatório, a água voltou no sábado 26/03.

BOLETIM COPEL

Relatório evento Climático – 24/03/2022 / Região: OES. 88.781 UCs interrompida(s). 934 serviço(s).

Desde o início da manhã de 24/03, a região OESTE e SUDOESTE é atingida por frente fria, com grande volume de chuva que veio acompanhada de ventos fortes e descargas atmosféricas. No decorrer do dia, a frente fria atinge também as demais regiões do Estado, com potencial para aumento do volume de serviços e desligamentos acidentais.

(25/03) 12h – Cerca de 150 equipes da Copel permanecem em campo para reconstruir trechos da rede destruídos pelo forte temporal que atingiu a Região Oeste na tarde desta quinta, 24. Às 12h, cerca de 8,7 mil unidades consumidoras permaneciam sem energia. Os municípios com maior número de desligados, no momento, são Boa Esperança do Iguaçu, com 1.115 clientes desligados, Marechal Cândido Rondon, com 580 imóveis sem energia, Catanduvas, com 538 e Cascavel, com 352.

Os trabalhos continuarão até que a situação seja totalmente normalizada. Um dos principais desafios das equipes é que os desligamentos estão espalhados em diversas localidades e totalizam 1.115 serviços, sendo muitas delas de difícil acesso. Os estragos foram causados por ventos fortes – com rajadas de até 100 km/h, conforme dados atualizados do Simepar, descargas atmosféricas, além de galhos e árvores lançados sobre a rede.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações de Boletins da Copel.