• Vendaval •
05 de novembro de 2008

Novo Vendaval Causa Danos Materiais em Boa Esperança do Iguaçu.

Dos danos causados pelo granizo e vento em proprie
Recentemente os Munícipes Boa Esperances foram atingidos por fortes ventos e chuvas de granizo ocorrida nos dias 07 e 08 de agosto de 2008. Tanto o vento quanto o granizo causaram danos a 63 propriedades rurais danificando residências, benfeitorias como galpão de fumo, chiqueiros, galpões entre outras estruturas que foram destelhados ou bastante danificadas. Já na agricultura na ocasião as lavouras de trigo tiveram prejuízos e algumas tiveram perda total. Teve danos ainda em lavouras de fumo que estavam sendo iniciado o plantio.

Na ocasião foi acionado a Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC que juntamente com o Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos e a Polícia Militar do Município visitaram a maioria das propriedades atingidas. Foi registrado no sistema estadual de Defesa Civil a Notificação Preliminar de Desastre – NOPRED e em seguida passou-se a avaliação dos danos nas residências que tem cobertura de atendimento pela defesa civil, visto que outras benfeitorias não são beneficiadas por ações da Defesa Civil e ainda avaliação das lavouras de trigo e fumo que tiveram prejuízos.

Na seqüência do processo encaminhado a defesa civil seria preenchido a Avaliação do Dano AVADAN, ocasião em que constatou-se que não seria possível decretar Estado de Emergência no Município visto o dano causado não comprometeu no mínimo 5% do PIB – produto interno bruto do Município, sendo que só pode ser decretado caso haja danos superiores a este montante.

Varias lavouras de trigo tinham financiamento e conseqüentemente seguro e o mesmo ocorre com as lavouras de fumo.

O Município foi surpreendido ainda no último dia 29 de outubro de 2009, com novo vendaval atingindo propriedades em várias Comunidades do Município causando danos a agricultura e a residências, aviários e outras benfeitorias. No entanto novamente o montante do dano causado esta abaixo daquele necessário para a decretação de estado de emergência. Por este motivo outras ações de apoio estão sendo estudadas.