• Nova Iluminação Pública •
30 de abril de 2022

Nova Iluminação Pública de LED Vai Ser Instalada em Toda a Cidade de Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Com recursos próprios do Município, inicia já nos próximos dias a instalação de lâmpadas de LED em todas as ruas da Cidade de Boa Esperança do Iguaçu.

O anúncio do início dos trabalhos foi feito pelo Prefeito Giva (Givanildo Trumi), na manhã desta quinta-feira, 28 de abril de 2022, em seu Gabinete, no Paço Municipal.

Serão investidos com recursos próprios R$ 314.256,50 mil reais. Licitação foi realizada para a contratação do serviço e aquisição do material, conforme pregão eletrônico 27/2022, homologado em 14 de março de 2022.

A empresa Luminare LED Eireli, de Pato Branco, venceu o certame e conforme contrato 49/2022 deverá iniciar já nos próximos dias a instalação das novas luminárias.

Serão atendidas todas as ruas da cidade, inclusive, às avenidas Vereador Valmir Antonio Alexandre, Demétrio Pinzon e a Praça Municipal, terão as lâmpadas que já são de LED substituídas por outras com maior capacidade de iluminação e menor consumo. Conforme registrou, Rafael José Gava, Secretário Municipal de Planejamento.

Serão 359 novas luminárias, em muitos locais será feita a troca também do braço que sustenta a lâmpadas, além de cabos, conectores e refletores.

As lâmpadas de LED das avenidas e da praça, serão remanejadas para locais com menos circulação de trânsito e pessoas, ou instaladas em locais públicos que também serão atendidos (Parques / Praças /Loteamentos).

MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Conforme o Secretário Municipal de Urbanismo Evandro Andreis, em virtude do investimento feito pela Prefeitura, para a instalação das novas luminárias, não foi feito manutenção na rede de iluminação pública neste mês.

Todas as lâmpadas, cabos, conectores e refletores, serão substituídos e com isso, não justifica-se fazer a manutenção em algo que será trocado. Com isso, o Município vai economizar duplamente, primeiro por que tudo será material novo, diminui custo de manutenção e segundo por que as novas luminárias tem baixo consumo de energia.

LED (sigla em inglês: light-emitting diode), traduzido para o português, diodo emissor de luz.

Ademir Ribeiro, Assessoria de Comunicação, com Informações da Secretaria de Planejamento.