• Equipe na Expo Turismo Paraná •
17 de junho de 2022

Prefeito Givanildo Trumi e Equipe de Boa Esperança do Iguaçu Participaram da Expo Turismo Paraná em Curitiba

Texto Ademir Ribeiro e Fotos dos Participantes e da Comissão de Organização da Feira.

Nos dias 09 e 10 de junho de 2022, o Prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi, participou acompanhado da Responsável Pelo Setor de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo, Claudia Maziero e do Secretário de Governo / Chefe de Gabinete, Ivair Dreves, da Expo Turismo Paraná 2022.

O Município fez parte da comitiva do Sudoeste e foi acompanhado na Expo Turismo pela Equipe da Agência IGR Vales do Iguaçu. O evento, que aconteceu em Curitiba, é uma vitrine do turismo para o Brasil.

Boa Esperança do Iguaçu, apresentou na exposição, mel do apiário do apicultor Orceni Della Justina, da Comunidade de Canoas, interior do Município. Produzido e embalado na propriedade com qualidade extraordinária e que foi muito bem recebido pelos visitantes da Expo Turismo Paraná.

A Expo Turismo Paraná apresentou inúmeros atrativos em um único evento: uma mostra das regiões turísticas do Paraná, onde contou com capacitações e palestras, além de eventos paralelos, como rodadas de negócio. A Expo Turismo acontece em Curitiba, a cada dois anos, e reúne as IGRs do Paraná. A edição deste ano foi nos dias 9 e 10 de junho.

O Sudoeste esteve representado pelos municípios de Capanema, Boa Esperança do Iguaçu, Coronel Domingos Soares, Itapejara do Oeste, Verê e Dois Vizinhos, que estiveram acompanhados de Rogério Borges Sidral e Adriano Radaelli, da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná (ADRS-PR) e IGR Vales do Iguaçu, divulgando além da gastronomia, artesanato, cultura, roteiros, atrativos e hospedarias.

Rogério é o presidente da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste, que compõe a IGR Vales do Iguaçu, e Adriano é o novo diretor executivo da agência. Segundo Rogério: “A Agência IGR é credenciada junto ao Ministério do Turismo para inserir os municípios no mapa do turismo, por isso é fundamental os municípios formarem convênio com a IGR, pois esta é a forma legal de estar no mapa brasileiro do turismo. Isto garante acesso através de projetos a recursos junto ao Ministério do Turismo e emendas parlamentares direcionadas ao turismo regional”.

Ele acrescenta: “O turismo é a bola da vez. No pós-pandemia, o turismo de curta distância está em evidência. O Sudoeste tem inúmeros atrativos, como cachoeiras, turismo rural e gastronômico. Temos regiões próximas com atrativos importantes, como ótimos resorts, zoológico, lagos, campings, ecotrilhas, cicloturismo, turismo religioso, além de uma rica fronteira, onde existe a possibilidade de intercâmbio de turismo com a Argentina, por exemplo. A Expo Turismo é uma oportunidade para mostrar as potencialidades do Sudoeste para todo o Paraná, Brasil e para o mundo. É a vitrine do turismo”.

Rogério comenta ainda que, em sua gestão 2022/2025 dará ênfase aos projetos em andamento, com uma reavaliação; também novos projetos serão incluídos, com um planejamento para os próximos anos, visando atender às demandas mais urgentes. “Daremos atenção à infraestrutura do Sudoeste e à inovação tecnológica. No Início de agosto vamos elencar os principais projetos e buscar os parceiros para execução.”

Rogério tem 51 anos, reside em Dois Vizinhos desde 1992 e é empresário do ramo de máquinas, ferragens e ferramentas, há 19 anos. Há dois anos, assumiu a presidência da Associação Empresarial de Dois Vizinhos e no dia27 de maio de 2022 foi eleito para presidir a ADRS nos próximos três anos. “Juntamente com SEBRAE, FIEP, CACISPAR e AMSOP, vamos trabalhar para o desenvolvimento do Sudoeste do Paraná.”

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Assessoria da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste.