• Agricultura e Pecuária •
24 de junho de 2022

Equipe Intensifica os Trabalhos Conjuntos na Agricultura e Pecuária em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe de Setor da Agricultura e Pecuária.

A Equipe do Departamento de Agropecuária, do Município de Boa Esperança do Iguaçu, tem intensificado os trabalhos na área da Agricultura e Pecuária.

Nesta semana em reunião com o Prefeito Giva (Givanildo Trumi), novas ações foram planejadas para serem desenvolvidas pela equipe de profissionais do setor.

Valmor Tessaro, é Diretor do Departamento de Agricultura, desde o mês de abril de 2022, ele destaca o andamento dos trabalhos desenvolvidos por toda a equipe do Setor. O atendimento e o apoio ao agricultor e ao pecuarista, são prioridade de todos os profissionais que fazem parte da Administração Municipal e que atuam na área. Valmor destacou ainda que novos programas e ações estão sendo criados para atender o produtor rural.

O médico veterinário do Município, Jonas Jean Zarth, destacou o apoio da equipe e o trabalho realizado junto aos pecuaristas do Município de Boa Esperança do Iguaçu, em especial na área da produção leiteira. Ele lembrou da importância que teve o Programa Leite Sudoeste e que agora novo programa nessa área vai atender os produtores de leite do Município. O Programa Leite do IDR – Paraná, está selecionando 20 propriedades até o dia 30 de junho para receberem atendimento diferenciado por esse novo programa. Informações e a inscrição no programa é feita no Departamento de Agricultura / IDR no Município.

Rubens Dreves, Técnico Agropecuário e inseminador do Programa Municipal de Inseminação Artificial, destaca que atualmente o programa atende dezenas de propriedades de produtores de leite. Fornecendo além do serviço, sêmen de qualidade, buscando o melhoramento genético e o aumento da produção leiteira. O Técnico destaca também as atividades de manejo e conservação do solo realizadas nas propriedades rurais (Curva de Nível – Terraceamento e Base Larga) e outras ações para contenção e prevenções de erosões.

A equipe do Departamento de Agricultura, realiza a grande maioria do seus serviços nessa área em parceria com o Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural (Patrulhas Agrícolas). Neste momento inclusive, estão trabalhando lá no setor, Tiago Michels, Chefe da Divisão de Pecuária Leiteira e Jacir Beletini, Inseminador. Ambos dão apoio nesse período na produção de silagem.

ADAPAR

O Posto de Atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR no Município, atende junto ao prédio do IDR – Paraná e anexo ao Departamento de Agricultura.

Na Equipe da ADAPAR no Município, Cleonice da Silva Moraes Tessaro, Técnica Agrícola e Solange Borsatto Biavatti.

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ – IDR PARANÁ

O Técnico Valdisio Candido Moreira, atende Boa Esperança do Iguaçu, junto à Unidade do IDR – Paraná, no Município.

O Departamento de Agricultura e Pecuária, atendem junto ao Prédio do IDR – Paraná (Emater), assim como o Posto da ADAPAR.

Atua ainda junto aos setores, Edinéia Spiercort Dalberti, auxiliar de serviços gerais, junto ao prédio da ADAPAR no Município.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe do Departamento de Agricultura, da ADAPAR e do IDR – Paraná.