• Violência Contra o Idoso •
27 de junho de 2022

Violência Contra a Pessoa Idosa é Tema de Encontro do Junho Violeta em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro

A Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Espaço da Cidadania, realizaram encontro da Campanha Internacional Junho Violeta de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.

No Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida, na quarta-feira, 22 de junho de 2022, com início às 14hs, atividades de orientação e sensibilização foram realizas com o Grudo de Idosos da Ginástica e demais idosos do Município que foram convidados.

Na abertura o Prefeito Giva (Givanildo Trumi) agradeceu a presença de todos no encontro e falou da importância do cuidado e do respeito para com as pessoas idosas do nosso Município.

A Secretária de Assistência Social (Vice Prefeita) Odilmara Terezinha Dreves Freitas, relatou das atividades que estão sendo realizadas na Secretaria, no CRAS, e no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Município. Agradeceu a presença de todos no encontro da Campanha Junho Violeta.

Odilmara agradeceu ainda ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, presente no encontro.

Conforme Decreto Municipal 2.805, de 08 de novembro de 2021 fazem parte do Conselho do Idoso do Município:

Representante do Governo Municipal, Juliane Machado de Oliveira (Presidente do Conselho) e Geovane Sampaio, da Secretaria Municipal de Saúde; Rozilei Beletini Cecato e Valdecir de Araújo Gonçalves, da Secretaria Municipal de Educação e Leandra Cantelli Biavatti e Marinalva Vieira Schmitz, da Secretaria de Assistência Social.

Representantes da Sociedade Civil, Silvana Maria Bogoni Secato e Juraci Terezinha dos Santos, dos Clubes de Mães; Ivanir Moreira de Souza e Rosalino Ramos da Silveira e Tereza Braga Variani e Carlos Antonio Variani, do Clube de Idosos.

Os presentes participaram em seguida de atividades realizadas por Enirson Fernando Macagnan e Wanderson Rech. Em sua fala Enirson destacou a Lei maior que trata dos direitos da pessoa idosa o Estatuto do Idoso – Lei Federal 10.741, de 1º de Outubro de 2003.

JUNHO VIOLETA

Entre as celebrações deste mês, o "Junho Violeta" é um ciclo que foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, com o intuito de conscientizar a população acerca da violência contra os idosos.

Toda e qualquer forma de violência contra a pessoa idosa, deve ser denunciada à Polícia, à Secretaria de Assistência Social / CRAS e ao Conselho do Idoso de Boa Esperança do Iguaçu, podendo ser feita inclusive de forma anônima.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Assistência Social e CRAS.