• Entrega Nitrogênio Líquido •
10 de agosto de 2022

31 Produtores Rurais Agropecuaristas Recebem Incentivos do Município Com a Doação de Nitrogênio Líquido em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do Departamento de Agricultura e da Divisão de Pecuária Leiteira.

Com o objetivo de incentivar a produção agropecuária do Município de Boa Esperança do Iguaçu e consequentemente a economia das famílias de produtores rurais, o Departamento Municipal de Agricultura, implantou e realiza a entrega de nitrogênio líquido para 31 produtores rurais.

A última entrega foi na sexta-feira, 29 de julho de 2022, no Departamento Municipal de Patrulhas Agrícolas. Conforme registrou o Chefe da Divisão de Produção Leiteira, Tiago Michels.

Com a presença do Preito Giva (Givanildo Trumi), foram recebidos 30 produtores rurais, dos 31 que participam do programa, para a entrega do nitrogênio líquido. Os produtores adquiriram seus botijões de sêmen e o Município, através de licitação faz a compra do nitrogênio e a empresa repassa diretamente (abastece) o botijão de cada produtor. As entregas acontecem em intervalos de 35 a 40 dias normalmente.

O Médico Veterinário do Município, Jonas Jean Zarth, destaca que atualmente, 31 propriedades tem seus próprios botijões de sêmen. No início do Programa de Inseminação Artificial – PIA, apenas o Município tinha botijão, daí, a evolução do programa e do investimento dos produtores em melhoramento genético do rebanho, em especial o leiteiro.

O Inseminador do Município é o Técnico Jacir Beletini, o programa tem o apoio também do Técnico Rubens Dreves. Ambos lembraram, que atualmente 31 propriedades do Município, tem seu próprio inseminador. São produtores que fizeram os cursos de manejo de gado leiteiro e em seguida de inseminação artificial e atendem as demandas em seus rebanhos, com inseminação seja para gado leiteiro, seja para gado de corte.

Foram investidos no Programa, R$ 28.500,00 mil reais, com recursos próprios do Município, para a aquisição do nitrogênio. Conforme Licitação na Modalidade Pregão Eletrônico N. 4/2022, homologado em 24 de janeiro de 2022. Registrou o Diretor de Agricultura, Valmor Tessaro.

O contrato administrativo N. 7/2022, de 24 de janeiro de 2022, foi assinado com a empresa Nitrotec Comércio de Produtos Agropecuários Ltda Me, de Cascavel, que venceu a licitação para fornecer nitrogênio líquido para resfriar e abastecer botijões de sêmen.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe do Departamento de Agricultura.