• Sala do Empreendedor •
16 de setembro de 2022

Inaugurada em Boa Esperança do Iguaçu a Sala do Empreendedor Em Parceria com o Sebrae e a Agência de Fomento do Paraná

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Na tarde desta quinta-feira, 15 de setembro de 2022, foi Inaugurada em Boa Esperança do Iguaçu a Sala do Empreendedor do Município.

Já em 2009, quando em 01 de julho de 2009, passou a valer o Micro Empreendedor Individual, previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Lei Federal de 2003, que também é conhecida como Estatuto da Micro e Pequena Empresa, o Município passou a organizar a legislação municipal para atender as novas normas.

O Prefeito Giva (Givanildo Trumi), foi o primeiro Agente Municipal de Desenvolvimento, conforme se previa na nova legislação. Em seguida outras pessoas ocuparam a função de Agente de Desenvolvimento Municipal, de Agente de Crédito e de Atendente da Sala do Empreendedor.

Ao longo dos anos, o espaço para a Sala do Empreendedor, nem sempre esteve disponível, e em alguns momentos, havia o espaço e não havia servidor municipal qualificado para a função, ou mesmo servidor, desalinhado politicamente com a administração da época comprometendo o trabalho que devia ser desempenhado.

Desde o início da gestão em janeiro de 2021, o Prefeito Giva nomeou a Servidora Fabiane Aparecida Candiotto Paim, que passou a ser atendente da Sala do Empreendedor e Agente Municipal de Crédito.

Nesse momento, o Município tem para oferecer aos seus Micro Empreendedores Individuais – MEI, espaço com sala para atendimento, já minimamente equipada e com a atendente realizando diariamente atendimento.

Atualmente 42 Micro Empreendedores Individuais – MEIs estão em atividade no Município. Sendo que, 18 novos MEIs foram abertos apartir de janeiro de 2021 e outros 04 regularizados.

Além do Prefeito Giva, da Vice Prefeita Odilmara T. Dreves Freitas, de Secretários, Diretores e Assessores Municipais, também estava presente o Consultor Ivonei Loregian, do Escritório do Sebrae Sul em Pato Branco.

E em suas falas todos, lembraram da importância dos autônomos, dos empreendedores, saírem da informalidade e terem garantidos os direitos, trabalhistas e previdenciários. Com valor de em torno de 70,00 reais mensais, essas pessoas saem da informalidade e tem garantidos os direitos conforme previsto na legislação.

Podem inclusive, vender e prestar serviços à órgãos públicos e a outras pessoas e empresas. Além da possibilidade da contratação de empréstimos com condições diferenciadas, como por exemplo, através da Agência de Fomento do Paraná, que é parte do Convênio firmado.

SALA DO EMPREENDEDOR

A Sala do Empreendedor de Boa Esperança do Iguaçu, fica na Rua Demétrio Pinzon, 023, Sala 02 (Anexo ao Detran / em Frente à Praça Municipal), telefone 46-3537-1091. Horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Secretaria de Administração.