• 7 de Setembro •
19 de setembro de 2022

200 Anos da Independência do Brasil Comemorados em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Vídeo e Foto Iguaçu - Valério Antonio Zorzan.

O Bicentenário da Independência do Brasil, no último dia 07 de setembro, foi comemorado neste domingo 18 de setembro de 2022, com apresentações culturais e abertura de competição esportiva regional, na data comemorativa e nos dias anteriores chovia muito e no local não houve possibilidade da realização das atividades realizadas agora.

No Estádio Municipal (Campo Municipal de Futebol), com início às 13hs e 30min, foram executados hinos, realizadas apresentações e feitos pronunciamentos de autoridades.

As alunas do Centro da Criança e do Adolescente, realizaram apresentação de dança acompanhadas pela Coordenadora do Centro, Cristiani Dela Justina Dossa, pelas professoras, equipe e colegas.

Em seguida os alunos das atividades de artes marciais, da Associação Garra de Karatê no Município, realizaram apresentação acompanhados pelo Professor Kássio Alesi Dresch Pereira.

Na abertura o Prefeito Giva, Givanildo Trumi, acompanhado da Primeira Dama Cleonizete Totti Trumi, agradeceu a importância de todos(as) no evento, parabenizou as equipes pelas apresentações e registrou a presença do Prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Sérgio Faust – Serginho, que acompanhava a Equipe do Município que jogaria na abertura da Taça Esperança Cresol de Futebol.

Presentes ainda, a Vice Prefeita Odilmara Dreves Freitas, o Ex Prefeito Claudemir Freitas, os Secretários e Diretores Municipais, que foram representados pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Edinéia Sousa Vargas Preto e pelo Diretor de Esportes Leandro Carlos Cecato.

O Presidente da Câmara, Tiago Dreves, que participava no domingo o dia todo de evento na Praia Municipal Ouro Verde, foi representado pelo 1º Secretário da Mesa Diretora da Casa Legislativa o Volnei Armando Tessaro, que estava acompanhado dos Vereadores Sérgio de Souza, Rubens Dreves, Antonio L. Franceschini e Eder Jean Andreis.

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Neste 7 de setembro de 2022, foi comemorado os 200 anos da Independência do Brasil das Colônias de Portugal.

A independência do Brasil aconteceu em 1822, quando as margens do Rio Ipiranga, localizado no hoje, Estado de São Paulo, Dom Pedro I (Pedro de Alcântara), declarou a nossa independência das Colônias Portuguesas. O famoso Grito do Ipiranga, traz na história a simbologia e a importância do ato.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Comissão Organizadora.