• Espetáculo Dois Olhares •
28 de setembro de 2022

Espetáculo de Dança Com a Peça Dois Olhares Encantou a Plateia em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos Ademir Ribeiro, Eduardo Samuel Macagnan Fausto, Participantes do Evento, Equipe da Assistência Social.

No Sábado, 24 de setembro de 2022, o Espetáculo de Dança Dois Olhares, da EF Jazz Company de Curitiba, encantou a plateia presente no Centro Social da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Boa Esperança do Iguaçu.

Com entrada franca, no início do evento, às 19h 30min, os alunos do Centro da Criança e do Adolescente (Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) realizaram acompanhados da Professora de Dança do Município, Inara Caroline Savighago, uma belíssima apresentação. Destacou a Coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente Cristiani Dela Justina Dossa.

O Prefeito Givanildo Trumi, acompanhado da Primeira Dama Cleonizete Totti Trumi, parabenizou e agradeceu o trabalho de toda a equipe da área social do Município (Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Espaço da Cidadania e do Centro da Criança e do Adolescente), pelo trabalho realizado, em especial com nossas crianças e adolescentes. O Prefeito encerrou sua fala agradecendo a toda a equipe da Companhia de Dança pelo lindo espetáculo apresentado.

Para a arte, é impossível avançar sem olhar para trás: essa é a proposta de “Dois Olhares”, espetáculo de jazz contemporâneo da EF Jazz Company de Curitiba, com coreografia de Eliane Fetzer, que agora circula por cidades do Paraná, com menos de 20 mil habitantes. O trabalho, que lança um olhar investigativo sobre a revolução da mulher nos anos 1920, esteve entre os dias 23 a 25 de setembro sendo apresentado na região Sudoeste do Paraná. Destacaram, a Vice Prefeita e Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas e Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, Secretária de Educação e Cultura.

A década em questão foi um tempo de mudança de valores, libertação da mulher e efervescência cultural. O jazz ganhou popularidade, marcado pela improvisação musical e, no Brasil, a Semana de Arte Moderna e a inovação industrial marcavam uma grande revolução. A coreógrafa e diretora Eliane Fetzer conta que, para “Dois Olhares”, realizou um recorte da emancipação feminina do período, enfocando a entrada no mercado de trabalho, o direito ao voto e a recusa ao casamento arranjado, entre outros marcos.

A circulação pelo interior do Paraná leva o espetáculo a nove cidades com pouco acesso a produções culturais autorais. A regionalização proposta pelo projeto inclui aulas e estudos coreográficos ministrados pelos bailarinos da companhia para alunos de dança selecionados nos locais, e também conta com a participação destes na abertura do espetáculo. “Essa foi uma forma de estimular a produção artística de outras regiões, proporcionar novas experiências e aprimoramento técnico aos professores e estudantes de dança e democratizar o acesso às artes”, explica a coordenadora da BPC Produções, Simone Bönisch.

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. Com Apoio da COPEL.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe da Assistência Social.