• Saúde Mental: Setembro Amarelo •
29 de setembro de 2022

Encontro da Campanha Setembro Amarelo Pela Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio Reuniu 174 Participantes em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

As Equipes, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e CRAS do Município de Boa Esperança do Iguaçu, realizaram nesta quarta-feira 28 de setembro, Encontro da Campanha Nacional Setembro Amarelo, pela valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Com início às 13hs e 30min, realizado no Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida, o encontro tratou do Tema Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, tema tratado neste mês a nível nacional através da Campanha.

Os 174 participantes marcaram presença no Encontro que é mais uma das ações do Setembro Amarelo no Município, conforme registrou a Secretária de Saúde Jéssica Biavatti.

No Encontro a presença do Prefeito Givanildo Trumi, que acompanhado da Primeira Dama Cleonizete Totti Trumi, destacou a importância do encontro e do tema tratado. O prefeito parabenizou as equipes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social e CRAS pelo trabalho realizado e falou da importância da família e da sociedade em apoiar sempre pessoas que estejam enfrentando problemas, principalmente dificuldades e transtornos mentais.

A Vice Prefeita e Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, agradeceu a presença de todos(as) no encontro, lembrou da importância do apoio da família, dos amigos e da sociedade às pessoas que estejam passando por dificuldades emocionais.

Todos os funcionários do setor de saúde de Boa Esperança do Iguaçu, podem ajudar no encaminhamento para apoio e atendimento. Sendo que os profissionais referência são, a Psicóloga, Danuza Carolina de Souza, o Médico, Dr. Bruno Santana Nogueira e a Enfermeira, Alana Boing. Além do atendimento pela Equipe de Profissionais do Município, a pessoa em caso de necessidade e urgência também pode ligar 188, serviço do Governo Federal, disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana.

Para abordar o tema, com a Palestra Saúde Mental e Contemporaneidade, foi convidado o Psicólogo Doutorando Fabrício Duim Rufatto, da cidade de Terra Roxa.

Todos os participantes foram convidados ao final para um coquetel.