• Andamento Censo 2022 do IBGE •
19 de outubro de 2022

Andamento do Censo 2022 em Boa Esperança do Iguaçu Foi Avaliado em Encontro Com Equipe do IBGE

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Na manhã desta quarta-feira, 19 de Outubro de 2022, o Prefeito Givanildo Trumi, Equipe e Convidados, participaram da 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 em Boa Esperança do Iguaçu, com Equipe do IBGE.

Na Câmara de Vereadores do Município, às 11:00 horas, estiveram presentes, Max Nuni Cesca Battisti, Coordenador de Área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de Francisco Beltrão, Gilmar Oliveira da Veiga, Coordenador Regional do Censo e que vai atuar no escritório no Parque de Exposições de Dois Vizinhos, atendendo os Municípios da Região e Graciete Silva Aguiar, que vai atuar como Agente Censitária Municipal (Coordenadora Local), junto ao escritório em Cruzeiro do Iguaçu e que vai coordenar os trabalhos também em Boa Esperança do Iguaçu .

O Município foi dividido em 12 setores de trabalho. Sendo, 03 setores urbanos, 07 setores rurais e 02 setores do território do Município cadastrado como ocupados em região por águas (Lago).

No geral, 07 setores já tiveram o trabalho de coleta de dados pelos Recenseadores finalizados e 05 setores estão com as visitas em andamento.

O último Censo Demográfico (Populacional) aconteceu em 2010, portanto, muitas das informações disponíveis e utilizadas ainda hoje, estão defasadas e são de 12 anos atrás.

Por isso, a importância de receber bem os recenseadores e passar as informações corretamente. Todos ganham com o Censo. Vamos ter uma visão atual de Boa Esperança do Iguaçu, do Paraná e do Brasil, não apenas a quantidade de pessoas / população, várias outras informações estão sendo coletadas. Como por exemplo, a quantidade e situação dos domicílios (casas, apartamentos, etc), empresas, órgãos públicos e onde estão localizados nos Municípios.

As informações que forem coletadas, mantido o sigilo das informações pessoais, obviamente, as informações públicas serão divulgadas, para o benefício de todos.

O Prefeito Giva, em sua fala com os Coordenadores Local e Regional, destacou a importância do Censo, a importância do trabalho do IBGE e colocou a estrutura da administração municipal e a equipe a disposição do IBGE para contribuir no que for possível.

O Censo vai acontecer nos 5.570 Municípios em todo o Brasil, tendo iniciado em 1º de agosto de 2022.

Por fim, vale lembrar, que caso as pessoas não tenham recebido ainda a visita do recenseador, em locais onde já foram visitados que façam contato com IBGE ou mesmo na Prefeitura Municipal, no telefone 46-3537-1208, que será informado os recenseadores para visita.

População 2022 2.455