• Campanha Nacional Outubro Rosa •
31 de outubro de 2022

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e Fotos e Vídeo do Prefeito Givanildo Trumi e da Equipe da Secretaria de Saúde.

A Equipe de Profissionais e Servidores da Secretaria de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu, realizaram encontro e outras atividades da Campanha Nacional Outubro Rosa com a presença de 147 participantes, sexta-feira, 28 de outubro de 2022. A Palestrante do encontro foi a Dra. Naiana Gabriela Favetti, Ginecologista e Obstetra de Dois Vizinhos.

Durante todo o mês de outubro, ações foram realizadas pela equipe no sentido de sensibilizar e lembrar as mulheres e a sociedade da importância do auto exame, dos exames preventivos ao câncer do colo de útero e do exame de mamografia, para cuidar da saúde das mamas e evitar ou diagnosticar precocemente o câncer de mama. Conforme registrou Jéssica Biavatti, Secretária Municipal de Saúde.

Além do encontro, foram intensificadas as coletas para exames durante todo o mês e pra finalizar a campanha, no sábado, 29 de outubro, durante todo o dia na Unidade Central de Saúde, foram realizadas coletas pelas Enfermeiras Jailene Ramuski e Alana Boing. Destacou Marivani Ramos da Silveira, Coordenadora de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde.

Na Campanha, 68 mulheres foram atendidas e realizaram coleta ou agendaram exames, por este motivo queremos parabenizar toda a Equipe de Saúde do nosso Município pelo trabalho, destacou a Vice Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas. Ela lembrou ainda, que no sábado, 29 de outubro, quando foi realizado atendimento o dia todo, apesar de toda a chuva no dia, 28 mulheres procuraram a Unidade de Saúde e fizeram exames.

O Prefeito Giva (Givanildo Trumi), acompanhado da Primeira-Dama Cleonizete Totti Trumi, participou das inúmeras atividades (encontro, sábado da campanha, atendimentos e sorteio de prêmios) parabenizou todas as mulheres que foram até a Unidade de Saúde e fizeram as coletas para exames preventivos ou agendaram a sua mamografia.

A Campanha Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. Destacou a Primeira-Dama Cleonizete Totti Trumi.

Para incentivar todas da importância da prevenção, além da divulgação permanente, foram servidos coquetéis, foram sorteadas orquídeas e entregues lembranças em parceria com a Cooperativa Cresol de Boa Esperança do Iguaçu, agradecimento especial a Gerente Silvania de Fátima Gava Schmitz e Equipe.

A Campanha foi realizada pela Coordenadora de Atenção Primária em Saúde, Marivani Ramos da Silveira e toda a Equipe. Nesta segunda-feira, 31 de outubro, foi feito o sorteio de prêmios para as mulheres participantes da campanha durante este mês.

As coletas na Unidade Central de Saúde, continuam sendo realizadas, toda terça-feira, das 08:00 às 12:00hs e das 13:30 às 17:00hs. Mulheres com idade entre 18 à 64 anos não precisam agendar e serão atendidas por ordem de chegada.

Ademir Ribeiro / Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe de Saúde.