• Copel Melhorias e Modernização •
01 de novembro de 2022

Copel Iniciou Obras Para Melhorias e Modernização da Rede Elétrica do Município de Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Depois de muitos anos sendo aguardada, o Município conseguiu viabilizar junto a Copel melhorias e modernização da rede elétrica que atende Boa Esperança do Iguaçu.

O Prefeito Giva (Givanildo Trumi), recebeu em seu gabinete a equipe da empresa CCE Cagnini, terceirizada, que já iniciou os trabalhos de melhorias e modernização da rede de média tensão que atende de Boa Esperança do Iguaçu. Os trabalhos iniciaram na manhã desta terça-feira, 01 de novembro de 2022.

Recentemente centenas de pessoas e empresas, realizaram cadastramento de suas unidades consumidoras para que a Copel realizasse melhorias na rede do Município. A ação de cadastramento, foi coordenada pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP, através de um Comitê de Crise criado com a finalidade desse cadastramento em todos os 42 Municípios do Sudoeste. Boa Esperança do Iguaçu, foi o segundo Município que mais cadastrou unidades consumidoras.

A Obra será executada através do Programa Confiabilidade Total, da Copel e tem o objetivo de resolver, ou ao menos diminuir as constantes quedas de energia. Serão instalados 03 religadores automatizados e telecomandados (em caso de queda da rede que vem de Dois Vizinhos, outra fonte de abastecimento virá automaticamente de rede por Nova Prata do Iguaçu.

A Companhia Paraense de Energia – Copel, vai modernizar a rede de média tensão que passa pelo Município, melhorando a qualidade da energia fornecida, resolvendo ou ao menos diminuindo as quedas de energia. Serão substituídos 3.000 mil metros (3 km de reconduramento da rede de média tensão urbana) de cabos de energia, por cabos com nova tecnologia de proteção (Encapados), remanejamento de postes em locais que desde a construção estavam muito próximo da pista (Rua), em especial na saída para Nova Prata do Iguaçu, onde máquinas agrícolas e caminhões já romperam cabos e se envolveram em acidente com os postes naquele local. Será feito o afastamento de todos os postes em um metro e meio do atual local.

O investimento financeiro para todas as obras serão feitos e pagos pela Copel, não haverá custo para o Município, registrou Rafael José Gava, Secretário Municipal de Planejamento. Se necessário, a equipe fará alguns concertos em calçadas nesses locais.

O Prefeito Giva, a Vice Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas e a Equipe de Administração agradecem ao Gerente Geral da Copel, Hemerson Almeida Orcesi, da Regional de Francisco Beltrão e toda a Equipe da Copel, pelo apoio e pelas melhorias que estão sendo implementadas.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Copel.