• Criança e Adolescente •
04 de novembro de 2022

Realizada em Boa Esperança do Iguaçu a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Nesta quinta-feira, 03 de novembro de 2022, no Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida de Boa Esperança do Iguaçu, foi realizada a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com a presença de 149 participantes conferencistas, a Presidente do CMDCA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Franciele Goularte, declarou aberta a Conferência que teve início às 13hs e seguiu até 17:30hs.

Após a leitura, discussão e votação do regimento interno da conferência, a Vice Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, agradeceu a presença de todos e falou da importância do momento da conferência para melhorar cada vez mais as políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes, destacou.

O Prefeito Giva (Givanildo Trumi), estava acompanhado da Primeira Dama, Cleonizete Totti Trumi e falou da importância da conferência realizada a cada dois anos, tendo sido suspensa em 2020 em virtude da pandemia. Falou ainda, da importância do trabalho realizado pelos Conselhos, Conselho Tutelar, que tem como Presidente Jocene Ribeiro, CMDCA que tem como Presidente Franciele Goularte e todos os demais conselhos que atuam na área social do Município e conselheiros(as) presentes e que foram apresentados na conferência.

O Prefeito finalizou sua fala parabenizando todos os adolescentes presentes na conferência, principalmente, os alunos do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu, que participaram juntamente com Professores, Direção e Equipe, inclusive das pré-conferências discutindo e elaborando propostas. As políticas públicas, o nosso trabalho e investimento nessa área é para atender crianças e adolescentes, nada mais importante que a presença e participação deles.

O palestrante foi Enirson Fernando Macagnan e Vanderson L. Rech, que abordou o Tema A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para recuperação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade. Com interação musical, foram sendo abordados os 05 eixos temáticos.

Presente ainda, a Chefe do Escritório Regional da SEJUF – Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, de Francisco Beltrão, Margarete Misturini Dalla Costa. Que parabenizou o Município pela organização, a equipe pelo trabalho realizado e os resultados eleitorais no Município, com expressiva votação ao Governador Carlos Massa Ratinho Junior. Finalizou parabenizando a Equipe da Secretaria de Assistência Social, do CRAS e do Centro da Criança e do Adolescente pelo trabalho.

Após trabalhos em 05 grandes grupos, a plenária aprovou mais de 20 propostas, elaboradas e que serão encaminhadas à Conferência Estadual em junho de 2023 e levadas para a equipe de administração para conhecimento e implementação, daquilo que compete ao Município.

Foi por fim feita a escolha do delegado(a) e suplente para a conferência estadual e feito o encerramento com coquetel.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da equipe da Secretaria de Assistência Social e CRAS.