• 1º Fórum de Desenvolvimento •
23 de novembro de 2022

Prefeito Giva e Vice Odilmara Participaram do 1º Fórum de Desenvolvimento Regional Realizado Pela AMSOP

Texto e Fotos da Assessoria de Imprensa da AMSOP - Assessor Guilherme Del Zotto e Texto Ademir Ribeiro, com Fotos das Participantes do Evento.

O Prefeito Givanildo Trumi e a Vice Prefeita, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, participaram do evento no período da noite, acompanhados do Secretário de Planejamento, Rafael José Gava, das Servidoras Municipais, Franciele de Souza Andreis e Leandra Cantelli Biavatti e do Empresário do Município, Ari Montagna. Já dos trabalhos realizados durante o dia na sexta-feira, 18 de novembro de 2022, participaram as Servidoras Municipais, Silvane Klunk, Diretora da Escola Municipal e as Servidoras, Angelica Antunes Correa de Souza e Sandra Maria Martins da Rocha.

Em sua primeira edição, o Fórum de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, organizado na última sexta-feira, 18/11, pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) já se tornou um marco em razão do grande público e teor elevado do debate, com a participação de lideranças políticas e empresariais, servidores públicos e entidades da sociedade civil.

A abertura lotou o auditório da Amsop, com uma mesa de honra formada pelo presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão e representante da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop), Quintino Girardi, chefe-adjunto da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf-PR), Milton Rech, conselheira do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Ozélia Nesi Levina, chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão, Lurdinha Bertani, presidente eleito da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Edilberto Minsk, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, prefeitos Paulo Pilati (Marmeleiro) e Vilmar Schmoller (Itapejara D’Oeste) e vice-prefeito de São Jorge D'Oeste, Vanderlei Trevelin.

“O objetivo do Fórum é reunirmos essas lideranças, de prefeituras, órgãos públicos, empresas e entidades, para fazermos um planejamento olhando lá na frente. Estamos debatendo a situação de como nós estamos a nível de região em saúde, educação e inovação e emprego, e para onde queremos caminhar. Já trabalhando com a antecipação de possíveis problemas e na busca de soluções”, declarou  Cleber Fontana em sua fala de abertura.

Na sequência, os 218 inscritos para os três eixos temáticos do encontro (saúde, educação e inovação e emprego) se reuniram em espaços da Amsop, Acamsop, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão (Semdetec) e Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), para debater os rumos de suas respectivas áreas a longo prazo. Depois, cada uma das oficinas fez a apresentação de plenárias.

A partir de agora, a Amsop irá elaborar um documento com diretrizes para o desenvolvimento dos municípios da região de forma conjunta, tendo por base o que foi apresentado no Fórum.

O “gran finale” foi marcado por duas palestras abertas ao público e com entrada gratuita, no Centro de Eventos Marabá. Primeiro, o economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega apresentou um panorama da situação econômica atual do País, incluindo a realidade enfrentada pela maior parte dos municípios, e projeções para os próximos quatro anos. Em seguida, o jornalista e escritor Eduardo Bueno propôs uma reflexão sobre o processo de formação histórica e social do sudoeste.

“O balanço é muito positivo. Tivemos um dia intenso de trabalho, nos vários eixos, e encerramos esse grande evento de forma magnífica com as palestras de Maílson da Nóbrega e Eduardo Bueno. Sem dúvida nenhuma, fechamos com chave de ouro”, concluiu o presidente da Amsop, Cleber Fontana.

Por Guilherme Del Zotto/Assessoria da AMSOP e Ademir Ribeiro / Assessoria Municipal de Comunicação.