• Estradas, Pontes e Bueiros •
30 de novembro de 2022

Equipe da Secretaria de Viação e Obras Intensificou os Trabalhos de recuperação de Estradas, Pontes e Bueiros em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos da Equipe do Jornal e TV Tribuna, Fotos e Vídeos da Equipe da Secretaria de Viação e Obras e da Assessoria de Comunicação.

Falando para a equipe de reportagem do Jornal e TV Tribuna Regional, o Secretário Municipal de Viação e Obras, Roberto José Koltz, explanou sobre a situação das estradas, pontes e bueiros do Município após as fortes chuvas que atingiram o Município e a Região ainda no mês de outubro (Dias 10 e 11). Roberto pontuou que a Pasta já estava quase terminando a volta no Município com as recuperações das estradas, e lamentou que terá de iniciar tudo novamente, visto que as chuvas levaram pontes e danificaram consideravelmente as estradas do Município. O Secretário, porém, afirma que não há pontos intrafegáveis. Ele também pontua algumas dificuldades com relação a alguns equipamentos, frisa o apoio da Administração do Prefeito Giva e elogiou muito a sua equipe. Roberto também pediu aos agricultores para que, se possível, limpem as beiras das estradas para que as valetas não fiquem trancadas.

 

PONTES E BUEIROS JÁ RECUPERADOS; NÃO HÁ ESTRADAS INTRAFEGÁVEIS

O Secretário Municipal de Viação e Obras Roberto Koltz iniciou falando sobre a situação das pontes e bueiros do Município, fortemente atingidas pelas chuvas no mês de outubro. Conforme o Secretário, sua Pasta já conseguiu recuperar as três pontes que a água havia levado. Ele também pontuou problemas em trechos de estradas, porém, ressalta que não há pontos intrafegáveis:

“Com relação a pontes, a ligação à Cruzeiro do Iguaçu, foram as três que tem, que ligam à Cruzeiro, foram todas as três embora, mas a gente já conseguiu recuperar as três. Na divisa com Salto do Lontra, também foi embora, lá é uma ponte grande, de aproximadamente 25 ou 30 metros, e a gente também já conseguiu recuperar na sexta-feira passada, mas quase que foi embora de novo com aquela chuva, a água passou por cima, mas não chegou a danificar. Todos os bueiros do Município tiveram problemas, acho que não tivemos nenhum bueiro que não trancou ou desbarrancou do lado de baixo ou do lado de cima, a água mexeu com tudo. Tivemos alguns trechos com problemas, mas trechos intransitáveis não, de ter que fechar a estrada totalmente, não tivemos”.

 

ROTAS DE ÔNIBUS ESCOLAR, DE CAMINHÕES LEITEIROS E DE EMPRESAS SÃO PRIORIDADE

Roberto contou que recebe muitos pedidos dos munícipes para que a Secretaria conserte ou faça algum tipo de manutenção em algum ponto da cidade, porém, a Secretaria está dando prioridade às rotas de ônibus escolar e caminhões leiteiros ou de empresas, para que os alunos e os agricultores não sejam prejudicados. Ele também revelou que sua Pasta ajudou na recuperação do asfalto, com uma espécie de operação tapa buracos, até que a empresa responsável faça o devido conserto:

“São muitos os pedidos. O pessoal pede socorro que desbarrancou aqui ou ali, estrebaria, mangueira, só que a gente não está vencendo atender todo mundo, então, a gente está priorizando as estradas grandes, roteiros de ônibus escolar ou de caminhões leiteiros ou de empresas, e as propriedades a gente ainda não está conseguindo atender. Algumas coisas mais urgentes até conseguimos, mas na maioria não. Estamos recuperando até o asfalto que afundou, e a gente fez um tapa buraco até que a empresa que foi licitada para vir fazer o conserto consiga fazer o serviço, a gente só fez um quebra-galho ali para o pessoal poder passar”.

 

PRÓXIMOS LOCAIS DE TRABALHO; CONCLUSÃO ATÉ O FIM DO ANO

O Secretário revelou o roteiro de trabalho que pretende seguir nos próximos dias e fez elogios à sua equipe. Ele também lamentou o fato de ter que começar a recuperar as estradas novamente, uma vez que a Pasta já estava quase terminando a volta no Município. Roberto afirmou ainda que, se o clima ajudar, as estradas serão completamente recuperadas até o final do ano:

“A gente está terminando esse tapa buracos aqui e vamos lá no Salvati fazer um bueiro que está meio intransitável lá, afundou bastante, então vamos fazer o bueiro e completar com cascalho. Vamos tentar no Piracema, estamos com uma máquina lá fazem quase 10 dias, a gente começou o serviço lá e não conseguiu voltar a concluir porque parou de chover e deu mais três dias de chuva, até acredito que essa semana a gente volte para lá para tentar concluir o serviço lá essa semana. A equipe é 100%, todo mundo veste a camisa junto, e se o tempo ajudar, logo-logo a gente consegue finalizar. A gente já estava quase finalizando, só faltava acabar na comunidade de Piracema, mas, quando a gente chegou lá para finalizar o Município, acabou acontecendo essas fortes chuvas, e agora vamos ter que começar tudo de novo. Agradecer minha equipe que está sempre unida. Acredito que, se o tempo ajudar, até o fim do ano a gente deixe a situação normalizada”.

 

CARTA BRANCA DO PREFEITO ‘GIVA’, APOIO DA ADMINISTRAÇÃO, PARCERIA DE MORADORES E PEDIDO AOS AGRICULTORES

Koltz ainda revelou problemas mecânicos em equipamentos como escavadeira e caminhão, mas afirmou que já busca pela solução dos problemas. Ele também destacou a carta branca do Prefeito ‘Giva’ para que ele desempenhe seu trabalho e enfatizou o suporte da Administração Municipal. Ainda, Roberto fez agradecimentos à algumas pessoas que sempre lhe ajudam quando precisa e fez um pedido aos agricultores:

“Semana passada tivemos um problema. Estamos com bastante problemas mecânicos. Uma escavadeira estourou um pistão, caminhão prancha, que é nosso transporte, deu problema na caixa, mas já estamos tentando resolver para o mais breve possível. O Prefeito nos dá carta branca para trabalhar. Ele tem alguns pedidos que a gente atende na medida do possível, mas, se a gente não consegue ele também entende. É ele que dá o suporte para nós trabalharmos. Agradecer a parceria do pessoal que está dando uma mão para nós no transporte, o Borsa que tem o caminhão prancha que ajuda a gente, o piazão da DC que também faz transporte para nós, e quando a gente precisa eles estão sempre ajudando a Administração. Nós precisamos que nos ajudem pelo menos na hora que passar o veneno ali para plantar a soja, estique um pouquinho mais e limpe a beira da estrada, que a maioria dos problemas de valeta trancada e que corre a água no meio da estrada é a sujeira, e se conseguir dessecar um metro a mais já vai ajudar bastante”.

 

Veja os vídeos das enchentes e dos trabalhos de recuperação no perfil e na página do Município no Facebook.

Equipe do Jornal e TV Tribuna Regional e Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação
 
• Dados do Município •
Estado Paraná
Região Sudoeste
Gentílico Esperancense do Iguaçu
Área 151,79 km²
Altitude 521 m
População 2016 2.768
IDH 0,741
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
CNPJ: 95.589.255/0001-48
AV. Demétrio Pinzon, 16 - Centro
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - Paraná
Telefone: (46) 3537-1208
comunicacao@boaesperancadoiguacu.com.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual