• Programa de Silagem •
22 de dezembro de 2022

Encontro Reuniu Produtores Para Tratar Sobre Programa de Silagem e Projeto Foi Aprovado Por Unanimidade na Câmara de Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

A Equipe do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou na tarde desta segunda-feira, 19 de dezembro de 2022, reunião com produtores rurais, agropecuaristas que irão ser beneficiados com Programa Municipal de Incentivo à Produção de Silagem.

No Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida, os produtores debateram o formato do programa com o Prefeito Giva (Givanildo Trumi). A licitação, apesar do valor oferecido pela hora máquina, ter sido reajustado, não houve interesse em participar de nenhuma empresa. Dessa forma, fomos buscar opção, disse o Prefeito Giva.

Um programa, em um Município no Rio Grande do Sul, vai nos servir de base, pra atendermos nossos produtores na silagem do cedo e na silagem safrinha de 2023, finalizou o Prefeito.

Os produtores, receberão como incentivo um valor do Município, por hectare de silagem produzida e farão a contratação de máquinas e equipamentos. Conforme relatou, Tiago Michels, Chefe da Divisão de Pecuária Leiteira. Os produtores vão receber R$ 400,00 quatrocentos reais, por hectare produzido, beneficiando áreas entre 3,63 hectares até o limite de 10 hectares por produtor. Dessa forma eles mesmos farão a contratação de máquinas, ou caso utilizem as próprias máquinas, irão receber mesmo assim o valor como incentivo à produção da pecuária leiteira no Município.

Já o Chefe da Divisão de Patrulhas Agrícolas, Adelmo Biavatti, lembra que o subsídio do Município será de até 70% do valor para áreas de até 2,42 hectares de silagem, desde que o produtor não possua máquina e de até 60% do valor para áreas de até 3,50 hectares, para agricultores com ou sem máquina agrícola.

O agendamento para atendimento, será feito no setor, que fará a medição de área e o atendimento com o repasse do recurso posteriormente ao requerimento dos produtores que tenham produzido sua silagem e que apresentem requerimento e a documentação solicitada.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NA CÂMARA

A pedido do Prefeito Giva (Givanildo Trumi), o Presidente da Câmara, Tiago Dreves, convocou os Vereadores (a), para Sessão Extraordinária, nesta quarta-feira, 21 de dezembro de 2022, às 18hs e 30 min.

Em votação o Projeto de Lei 047/2022, foi aprovado por unanimidade dos Vereadores(a) presentes.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Secretaria Municipal de Administração.