• Programa Trator Solidário •
31 de janeiro de 2023

Com Projetos do IDR Paraná, 05 Novos Tratores Foram Entregues no 2º Semestre de 2022 em Boa Esperança do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e Fotos e Informações do Técnico do IDR no Município, Valdisio Candido Moreira.

No último semestre de 2022, foram entregues 05 novos tratores através do Programa Estadual Trator Solidário, gerenciado pela Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná), executado pelo IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) em parceria com os Agentes Financeiros e o Município e destinado à produtores rurais enquadrados na linha do Pronaf.

Em Boa Esperança do Iguaçu, foram encaminhados, após pré aprovação pelos agentes financeiros e Comitê em Curitiba, 5 novos projetos para aquisição de Tratores TL 5.80 cv dos quais 4 são cabinados potencializando o bem estar do agricultor / operador no campo, bem como, segurança no trabalho realizado. As tecnologias adquiridas são para atender a demanda do produtor rural familiar nas atividades principais da cadeia do grãos e bovino de leite com taxa de 6% ao ano e prazo de 7 anos. Conforme destacou Valdisio Candido Moreira, Técnico do IDR Paraná no Município.

O programa teve a finalização do acatamento das propostas ainda em outubro de 2022. A entrega do maquinário é conferido após a entrega pela concessionária ao produtor pelo responsável da Unidade do IDR e Departamento de Agricultura. Desta vez, quatro agentes foram protagonista na parceria com o Programa sendo: Banco do Brasil de Dois Vizinhos, Sicoob e Cresol de Boa Esperança do Iguaçu e Sicredi de Nova Prata do Iguaçu. O valor total financiado foi de R$ 985.978,16 mil reais. Registrou Valmor Tessaro, Diretor do Departamento Municipal de Agricultura.

O serviço prestado pelos Governos (Municipal e Estadual) pelos encaminhamentos e elaboração dos Projetos são isentos de taxas ao produtor rural. Mais informações no Site da Seab (Edital 003/2020 e Resolução 013 de 18/Janeiro/2022). Afirmou o Técnico Valdisio C. Moreira, do IDR Paraná, ele que também o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Em Junho de 2008, Foi Entregue o 1º Trator do Programa Trator Solidário

O Prefeito Giva (Givanildo Trumi), lembrou que o 1º trator, do Programa do Governo do Estado do Paraná, Trator Solidário, foi entregue à um grupo de famílias da Comunidade de São Luiz do Iguaçu em junho de 2008, ao produtor Emílio Raupp e mais 04 famílias, no mandato do Ex Prefeito Antonio Udcenski.

Em 14 de junho de 2011, 03 anos após o início do programa, o Ex Prefeito Claudemir Freitas, entregava em Morro Azul, ao produtor Deonildo José Vachin, o trator de número 22 viabilizado através do programa. Sendo que até o final do 1º mandato do Ex Prefeito, em 2012, foram entregues 24 tratores e equipamentos.

Já em outubro de 2019, com a entrega de 03 novos tratores, à produtores de São Luiz do Iguaçu, Linha Maia e Linha Vachin, no mandato do Ex Prefeito Evandro Luiz Cecato, chegou-se a entrega do trator de número 41, no período de 10 anos do Programa em Boa Esperança do Iguaçu.

Atualmente com estas 05 novas entregas, feitas no 2º semestre de 2022, foram 52 tratores e diversos equipamentos entregues aos produtores rurais do Município, entre 2008 e 2022, registrou o Prefeito Givanildo Trumi, que lembrou da importância do programa, para Municípios como o nosso, que tem sua economia baseada principalmente no agronegócio.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe do IDR Paraná e do Departamento Municipal de Agricultura.