• IX Conferência de Saúde •
28 de fevereiro de 2023

IX Conferência Municipal de Saúde é Realizada em Boa Esperança do Iguaçu com Quase 30 Propostas Para o Setor de Saúde

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Foi realizada em Boa Esperança do Iguaçu, nesta terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, a IX Conferência Municipal de Saúde, que teve como local o Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida do Município.

A Conferência teve como Tema: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia, conforme registrou, Volnei Armando Tessaro, Secretário Municipal de Saúde Interino, em virtude da licença maternidade da Secretária Jéssica Biavatti.

Na abertura o Prefeito Givanildo Trumi, agradeceu e parabenizou toda a Equipe da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, pela organização da conferência. Mesmo com a ausência da Secretária Jéssica, que teve sua bebê, a Maria, no dia anterior ao evento, a equipe, realizou com total êxito os trabalhos da conferência.

O Prefeito agradeceu a presença da Chefe da 8ª Regional de Saúde e sua equipe que participaram ao longo do dia dos trabalhos da conferência. Ficamos muito feliz com a vinda de vocês ao nosso Município, disse ele.

Presentes ainda, a Chefe da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Nádia Zanella, a Representante do Controle Social da Regional de Saúde, Raquel Folchini Guancino e a Palestrante, a Enfermeira, Adriana Demke Klock.

Na frente de honra ainda, a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, que lembrou da importância dos trabalhos em grupo na parte da tarde para a elaboração das propostas da conferência e assim buscar melhorar cada vez mais os serviços do setor de saúde, oferecidos a nossa população, finalizou.

A Câmara de Vereadores, foi representada pelo Vereador Sérgio de Souza.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Izaura Favero Borsatto, em sua fala declarou aberta a IX Conferência Municipal de Saúde.

Os mais de 80 participantes, foram recebidos com café da manhã, almoço e coquetel a tarde.

Após os trabalhos em grupos, as propostas foram apresentadas e votadas pela plenária. E foram ainda, apresentadas as entidades que farão parte da composição do Conselho de Saúde do Município nos próximos 04 anos.

Em seguida foram escolhidos os delegados para participar em Curitiba da 17ª Conferência Estadual de Saúde, entre os dias 23 á 25 de maio de 2023. Tendo sido escolhido da categoria usuários, Luiz Carlos de Souza, Delegado Titular e Clelia Braga, Suplente.

A Conferência Nacional de Saúde, será em Brasília, entre os dias 02 à 05 de julho de 2023.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Comissão Organizadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação.