• Dia Internacional da Mulher •
10 de março de 2023

Festa do Dia Internacional da Mulher Com Atividade da Justiça Pela Paz em Casa Reuniu Mais de 500 Participantes em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e Fotos de Valério Antônio Zorzan, da Vídeo e Foto Iguaçu.

Festa Temática Anos 60, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com a realização de atividade da 23ª Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa, reunião mais de 500 participantes, em Boa Esperança do Iguaçu.

No Centro Social da Igreja Matriz, iniciando às 19hs, com credenciamento das participantes, o encontro superou as expectativas da Equipe da Secretaria de Assistência Social, que contou ainda com apoio da Equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Espaço da Cidadania e do Centro da Criança e do Adolescente, além de diversos outros Setores da Administração, que colaboraram. Destacou a Vice Prefeita e Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas na abertura do encontro, ela estava acompanhada do ex Prefeito Claudemir Freitas e agradeceu a presença de todas as mais de 500 participantes e de toda a equipe de trabalho pelo apoio. Preciso finalizar agradecendo ao Prefeito Giva, pelo apoio, pelo suporte ao nosso setor para que esta festa hoje estivesse acontecendo.

O Preito Givanildo Trumi, acompanhado da Primeira-Dama Cleonizete Totti Trumi, disse estar muito feliz com a presença de todas as mulheres que vieram da Cidade, do Interior do Município, com os ônibus que fizeram roteiro e até de outras cidades pela presença de cada uma. Essa festa linda, está sendo feita pra vocês, não pudemos fazer nossa festa nos últimos anos por causa da pandemia, más agora, tudo está voltando ao normal e vamos voltar a fazer esse e outros encontros com vocês, como os bingos com os Clubes de Mães, finalizou.

O Presidente da Câmara, Neri Valmir Borsa, falou em nome dos Vereadores e Vereadora presentes, Rubens Dreves, Salésio Dico Martendal e Marilene Tuca Biavatti, além do Vereador Volnei Armando Tessaro que está licenciado e ocupa a função de Secretário de Saúde, que estava no local trabalhando.

Em seguida usou a palavra a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Silvania de Fátima Gava Schmitz. Todo o Conselho, foi apresentado no encontro em seguida.

Durante o encontro, foram sorteados 75 prêmios / brindes, foi servido jantar a todas as participantes e convidados e entregues nas mesas doces e outras guloseimas.

23ª SEMANA NACIONAL DA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA

A Campanha Nacional da Justiça Pela Paz em Casa, iniciada em 2015, que tem como Coordenadora Nacional a Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal / Conselho Nacional de Justiça CNJ, teve atividade realizada em parceria com o Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos.

O Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Dois Vizinhos, Capitão Mário Emílio Nicolau, acompanhado da esposa, Regiane Sessi Nicolau, falou sobre a atuação da Polícia Militar nos 07 Municípios sob sua jurisdição, no atendimento à mulheres em situação de violência doméstica e a implantação do serviço, botão do pânico para auxiliar as mulheres no pedido de socorro.

A parceria da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, é feita com o Tribunal de Justiça do Paraná, Poder Judiciário, Ministério Público e com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID / PR, com o apoio na mobilização dos Conselhos da Comunidades nas 161 Comarcas do Paraná, da FECCOMPAR – Federação dos Conselhos da Comunidade do Paraná.

O Encontro teve o apoio e patrocínio do Conselho da Comunidade de Dois Vizinhos, da Cooperativa Cresol, da Gava Seguros e da Jainaina Thomé.

As presente, acompanharam ainda, um vídeo com depoimentos de mulheres do Município, uma apresentação das alunas de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e uma apresentação dos Clubes de Mães.

Por fim, a noite de festa foi fechada com uma apresentação do Cover do Cantor Elvis Presley, Professor Nivaldo Florintino e com um show do DJ Gão e os Músicos Nilson e Valdinei.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Comissão Organizadora da festa.

Fonte: Assessoria de Comunicação.