• 20 Anos da Usina Foz do Chopin •
13 de março de 2023

Prefeito Giva Participou a Convite do Diretor Sérgio Cequinel de Solenidade dos 20 Anos da Usina de Foz do Chopim em Cruzeiro do Iguaçu

Texto Ademir Ribeiro e do Portal Educadora. Fotos do Site da Usina e do Portal Educadora.

Na manhã da quinta-feira, 9 de março de 2023, uma solenidade na casa de máquinas da PCH Arturo Andreoli (Foz do Chopim) marcou a celebração dos 20 anos de funcionamento da usina. A história do empreendimento é bastante interessante: a PCH Arturo Andreoli nasceu utilizando parte da estrutura da Usina Júlio Mesquita Filho que teve a sua casa de máquinas inundada na construção de Salto Caxias. A usina hoje é mantida pela Foz do Chopim Energética, uma empresa que tem como sócios a Copel e a Silea Participações. A potência instalada é de 29,07 MW e toda a energia é comercializada através do mercado livre de energia.

O Prefeito Givanildo Trumi, lembrou que a PCH foi inaugurada em 2001 e a celebração precisou ser adiada em virtude da pandemia de coronavírus, que vivíamos naquele momento. O Prefeito participou da solenidade a convite do Diretor da Usina Sérgio Cequinel.

O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, lembrou a história do empreendimento. A Copel tem quase sete décadas de história e o compromisso é sempre com o Paraná. Nesse caso, tanto a família Fantin, quanto a Pimentel, tem relação forte com essa região e com a usina. O Giovano (Fantin – da Silea) é de Itapejara D’Oeste, morou aqui, viu a construção dessa usina e eu, pela história do meu avô, Paulo Pimentel, que era governador quando a usina original, Júlio Mesquita Filho, foi inaugurada. Ele viu a obra e apoiou porque sabia o compromisso que uma usina como essa tinha no desenvolvimento e contribuição social aos municípios, destacou.

Ele ressaltou o compromisso da empresa com o Paraná. Seja em geração ou distribuição de energia, nosso negócio é desenvolver o Paraná para continuarmos sendo referência no Brasil. Somos a maior geração hidráulica do país. Temos responsabilidade histórica com o setor elétrico e, ao ver uma usina tão bem cuidada, mantida nessa parceria entre Copel e Silea, nos orgulha e só aumenta a nossa responsabilidade para seguir com esse grande trabalho, completou.

O diretor técnico da usina, Sérgio Cequinel, que está há quatro anos comandando o empreendimento, exaltou a celebração dos 20 anos. Eu já me sinto cidadão do Sudoeste. Adotamos essa região e cuidamos dessa usina com o maior carinho. Tenho que exaltar os nossos 14 colaboradores que cuidam e cuidaram desse espaço sempre com muito zelo. A Foz do Chopim tem feito, ao longo dos anos, muitas ações aqui que beneficiam a sociedade, sempre trabalhando o social, o ambiental e a consciência, principalmente, das crianças. Quanto a usina, sempre buscamos gerar a maior carga possível para levar desenvolvimento ao nosso Estado, disse. Giovano Fantin, por sua vez, parabenizou todos os envolvidos nesse projeto. Obrigado por termos, há tantos anos, um convívio tão positivo, disse.

O Deputado Adão Litro (PSD) parabenizou os responsáveis pelo empreendimento. A Foz do Chopim é referência em produção de energia, gera empregos, renda, temos também os royalties e isso é muito importante. Como Deputado Estadual, estamos sempre à disposição, completou.

O prefeito anfitrião, Leonir Gelhen (PSDB), saudou todos os visitantes. É um prazer imenso receber todos aqui em Cruzeiro do Iguaçu. Estamos em festa porque a usina faz parte do nosso município. Ela traz um retorno, não só financeiro, pois nos auxilia em diversas áreas. Quero parabenizar todos os representantes e contamos sempre com o apoio para juntos continuarmos nos desenvolvendo, conclui.

AUTORIDADES

Participaram da solenidade, além do Prefeito Givanildo Trumi (PP), de Boa Esperança do Iguaçu, o Prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), o Prefeito em exercício de São Jorge D’Oeste, Vanderlei Trevelin (PL), diversos vereadores, representantes do Crea e do Confea, além de funcionários da usina de diversas épocas.

Conheça mais sobre a Usina no link https://www.silea.com.br/pchs/pch-arturo-andreoli/ .

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações do Portal Educadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação.