• Simpósio do Serviço Militar •
22 de maio de 2023

Boa Esperança do Iguaçu Participou do Simpósio Anual do Serviço Militar no Posto de Mobilização e Recrutamento de Cascavel

Texto Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe do Posto de Recrutamento e Mobilização - PRM de Cascavel.

No último mês de abril, o Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), juntamente com o Posto de Recrutamento e Mobilização de Cascavel (PRM 005/06), realizaram um Simpósio do Serviço Militar para os Secretários de Junta do Serviço Militar (JSM), que atuam nos 116 Municípios da área de responsabilidade da 15ª Bda Inf Mec.

O simpósio ocorreu nas dependências do 15º Batalhão Logístico e teve como principais objetivos, conhecer e capacitar os novos Secretários das JSM recém-nomeados para a função, atualizar e nivelar os conhecimentos, analisar as peculiaridades do Sistema Eletrônico de Recrutamento e Mobilização (SERMILMOB) e conhecer as características da legislação do Serviço Militar. O último Simpósio havia sido realizado em maio de 2019.

O Secretário da Junta de Serviço Militar 363ª JSM de Boa Esperança do Iguaçu, Ademir Ribeiro, participou do Simpósio, nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2023, recebeu material e orientação da situação administrativa da Junta.

Durante o Simpósio, foi ressaltada a importância do secretário de junta na realização do seu trabalho, como agente de comunicação social e participante do processo do Serviço Militar.

Conforme a legislação, o Presidente da Junta de Serviço Militar é o Prefeito Municipal. Prefeito Giva (Givanildo Trumi), tomou posse como Presidente da 363ª JSM em maio de 2021.

PENDÊNCIAS E ORIENTAÇÕES

Boa Esperança do Iguaçu, tem 117 jovens com pendências no serviço militar. São jovens que se alistaram nos anos de 2020, 2021 e 2022 e com a Pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19) não realizaram o juramento à Bandeira Nacional, em Solenidade Cívico-Militar e por este motivo não receberam seu CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação (Terceira como é conhecida). Além de 06 jovens que ficaram com pendências em 2019.

Esses jovens devem procurar a 363ª JSM na Prefeitura Municipal para agendar o Juramento à Bandeira conforme orientação, bem como para regularizar suas pendências, caso prefiram, vão receber encaminhamento para uma Organização Militar onde irá resolver as referidas pendências.

O alistamento Militar 2023, continua sendo realizado no período de 02 de janeiro a 30 de junho. Para alistar-se o jovem deve procurar a Junta no ano que completa 18 anos, trazendo a certidão de nascimento, identidade e cpf. Também pode fazer seu alistamento pela internet conforme já orientado.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação e Secretário da 363ª Junta de Serviço Militar.

Fonte: Assessoria de Comunicação.