• Lançado Projeto de Leitura •
24 de maio de 2023

Ler é Encantar-se Pelo Mundo da Descoberta é o Título do Projeto de Leitura Implantado em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e da Equipe da Secretaria Municipal de Educação e da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna.

O Projeto de Leitura, teve a sua abertura na Biblioteca Pública Antônio Rafael da Silva de Boa Esperança do Iguaçu, em 18 de abril de 2023, às 08hs e 30min e vai atender os alunos(as) dos 2ºs aos 5ºs anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna.

A Coordenação do Projeto é da Pedagoga do Município, Iolene Dreves e da Bibliotecária Edimara Cecatto Fachini.

No lançamento a presença do Prefeito Givanildo Trumi, da Secretária de Educação, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, da Diretora da Escola Municipal, Sandra Maria Martins da Rocha, da Diretora Municipal de Cultura, Cleci Cavalli da Rocha, da Secretária de Recursos Humanos, Marizangela Trumi e dos Vereadores, Rubens Dreves, Tiago Dreves e Eder Jean Andreis. Além da Equipe de Servidores(as) da Secretaria de Educação e da Escola Municipal.

A data de Lançamento do Projeto, 18 de abril, foi escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, pois em 1882 nascia o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: Monteiro Lobato. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor.

O presente Projeto tem como propósito motivar os alunos no processo de leitura e escrita, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos, que adquiram competência para opinar e expressar suas ideias, obtendo melhor interação na sociedade.

O ato de ler tem grande importância e deve ser apresentado desde a infância; a leitura contribui na formação, no desenvolvimento de comportamentos e capacidades de perceber e assimilar o universo da escrita, melhorando seu conhecimento e superando as dificuldades na própria vida acadêmica e cotidiana. Registrou, a Diretora da Escola Municipal, Sandra Maria Martins da Rocha.

A escola preocupa-se em desenvolver um ensino de qualidade. A realização desse Projeto propõe estratégias que possam melhorar o desempenho dos alunos em áreas do conhecimento interdisciplinares. Destacou a Pedagoga Iolene Dreves. Que lembrou ainda, que esta é a primeira atividade do projeto que vai acontecer com atividades ao longo do ano.

O Projeto tem os seguintes focos: desenvolver o hábito e a apreciação pela leitura; despertar o prazer da leitura e estimular o conhecimento cognitivo e criativo do aluno; promover estratégias para o desenvolvimento do vocabulário da língua escrita, favorecendo as formas ortográficas; possibilitar o acesso ao universo literário, tornando prático o exercício de alfabetização e o letramento; mobilizar a inteligência e imaginação dos alunos através de processos lúdicos; estimular o desejo de novas leituras e produções orais e escritas; proporcionar aos alunos, através da leitura, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em relação a si próprios e sua vivência na sociedade, promovendo pensamentos críticos pessoais e culturais. Conforme destacou, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto, Secretária Municipal de Educação.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe da Escola Municipal e da Secretaria de Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação.