• Ações da Campanha 18 de Maio •
26 de maio de 2023

Encontro Com Familiares Encerrou as Ações da Campanha do 18 de Maio em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e da Comissão de Organização na Rede de Proteção da Criança e do Adolescente - RPCA.

As atividades da Campanha do 18 de Maio, foram coordenadas, pela Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Boa Esperança do Iguaçu, tendo sido realizadas ao longo do mês de maio.

No ano em que o triste fato, que deu origem ao 18 de maio, completou 50 anos, extensa programação de atividades de conscientização e orientação foram realizadas com todos públicos em Boa Esperança do Iguaçu, conforme destacou a Primeira-Dama, Cleonizete Totti Trumi, Coordenadora da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do Município, na abertura do encontro. Ela é Diretora do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu e está na Coordenação da Rede desde o final do ano de 2022, até maio de 2023, quando outra entidade passará a coordenar os trabalhos.

Na abertura do encontro que encerrou as atividades, na noite desta quinta-feira, 25 de maio de 2023, o Prefeito Giva (Givanildo Trumi), agradeceu a presença de todas as 91 pessoas, presentes no Clube de Idosos do Município, para participar da Palestra Encontro da Família e Comunidade: Ações de Fortalecimento e Apoio. Os pais, mães, familiares e comunidade presente, nós somos os responsáveis por cuidar dos nossos filhos e filhas, de orientar, de educação e de proteger. Precisamos estar devidamente orientados para que fatos como o acontecido com a menina Araceli, a 50 anos atrás jamais aconteçam em nosso Município.

A palestra de orientação, foi feita pelas psicólogas do Município, Danuza Carolina de Souza, que atua na Secretaria de Saúde, Izabella Stopassoli Turatto, que atua no CRAS / Assistência Social e Paula Carolina Colla, que atua na Escola Municipal / CMEI / Secretaria de Educação. Conforme registrou a Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Odilmara Terezinha Dreves Freitas.

As ações de combate à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes tiveram na programação, falas de orientação, feitas pelas psicólogas, em sala de aula no Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu, na Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, na Escola Raio de Luz da APAE – com a psicóloga Luana Fusinatto e no Centro Municipal de Educação Infantil CMEI Criança Esperança.

O Conselho Tutelar, também fez a entrega e colocação de cartazes da campanha, em comércios e prédios públicos, trabalho feito pelas Conselheiras, conforme destacou a Conselheira Presidente Jocene Ribeiro. Que lembrou ainda, que cada entidade dentro da Rede atua de acordo com seu fluxograma de atendimento à criança e ao adolescente.

18 DE MAIO

A data, busca conscientizar e chamar a atenção de todos(as), para que situações como a ocorrida com a menina Araceli, jamais voltem a acontecer.

O Caso Araceli refere-se à morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe Organizadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação.