• Poço Artesiano e Rede •
30 de maio de 2023

Com Investimento de 564.000,00 Mil Poço Artesiano de Linha Boa Vista do Iguaçu Vai Atender 30 Famílias em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro.

Na quinta-feira, 25 de maio de 2023, encontro na Câmara de Vereadores, reuniu às famílias que serão beneficiadas com a instalação de rede no Poço Artesiano de Linha Boa Vista do Iguaçu. No encontro também foi criada uma Associação responsável pelo poço.

Com a presença de Representante da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar de Curitiba, Senhor Roboão Senegaglia, foi recebido pelo Prefeito Givanildo Trumi e pela Vice-Prefeita Odilmara Terezinha Dreves Freitas.

O investimento será de R$564.236,66 mil reais, sendo R$205.394,96 mil recebidos da Sanepar / Governo do Estado do Paraná e R$358.841,70 mil reais, investimento com recursos próprios do Município. A instalação da rede de abastecimento vai atender 30 famílias de Linha Boa Vista do Iguaçu e Linha Begnini. Essas famílias vão receber sem nenhum custo investimento de em média R$18.000,00 mil reais por família, na implantação da rede de abastecimento até a suas propriedades.

O Poço artesiano no local já é escriturado em nome do Município, foi aberto a muitos anos, em seguida recebeu instalação de rede parcial até um reservatório e neste momento as obras serão finalizadas em parceria com a Sanepar. O Município também tem a escritura do local onde está instalado o reservatório e a casa de tratamento e estrutura de apoio. São 03 escrituras diferentes que atendem essa estrutura e essa obra.

Em sua fala, o Prefeito Giva agradeceu o Governador Carlos Massa Ratinho Junior e o Diretor-Presidente da Sanepar, Claudio Stabile pelo apoio e atendimento ao projeto. Em 28 de junho de 2022, tivemos a liberação do projeto. Essa demanda existia a muito tempo e vamos poder beneficiar essas famílias com água de qualidade e em quantidade suficiente para o atendimento familiar.

Presentes no encontro, o Secretário de Planejamento, Rafael José Gava, o Secretário de Administração, Valcir Paim de Andrade, o Presidente da Câmara, Neri Valmir Borsa e os Vereadores Tiago Dreves, Salésio Dico Martendal e Rubens Dreves.

ASSOCIAÇÃO D’ÁGUA LINHA BOA VISTA DO IGUAÇU

Com a presença das famílias a serem beneficiadas, em assembleia, foi criada uma associação que fará a gestão do poço artesiano, que terá instalado em cada propriedade relógio medidor de consumo, visando arrecadar valor suficiente para pagar a energia do local e custos com possíveis manutenção com a bomba e a estrutura.

Foram eleitos: Presidente - Elói Blau, Vice-Presidente – Carlos Antonio Variani e Secretária Claudete Dambros de Souza, que também vai cumular a função de Tesoureira.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Gervásio Michels, Edenilson Begnini e Diego Dambros. E suplente Felipe Candido da Silva.

Também foram elaborados, discutidos e aprovados o Estatuto da Associação e o Regimento Interno. Vale ressaltar, que novas famílias que aderirem ao projeto posteriormente, não irão receber o incentivo, ou seja pagarão todos os custos para a instalação da rede.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Secretaria de Planejamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação.