• Dia Internacional do Desafio •
01 de junho de 2023

Acima de 700 Pessoas Participaram das Atividades da 29ª Edição do Dia Internacional do Desafio em Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e Fotos de Valério Antônio Zorzan, da Vídeo e Foto Iguaçu.

O Dia Internacional do Desafio, é uma campanha mundial de incentivo á prática de atividades físico-esportiva, para estimular hábitos mais saudáveis, a iniciativa é mais do que uma campanha, ela busca promover a integração e cooperação entre toda a sociedade.

Em Boa Esperança do Iguaçu tivemos mais de 700 pessoas que ao longo desta quarta-feira, 31 de maio de 2023, realizaram algum tipo de atividade física, conforme registrou o Secretário de Esportes, Leandro Carlos Cecato.

A abertura das atividades, foi às 08hs e 30min, na Praça Municipal Maria Francisca da Silva, com a presença da Vice-Prefeita, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, que representou o Prefeito Givanildo Trumi, que cumpria agenda em Curitiba. Presentes ainda, a Primeira-Dama, Cleonizete Totti Trumi, Diretora do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu e o Vereador Rubens Dreves.

Na abertura das atividades, as professoras Eliane Alberton e Cleonice Alberton, realizaram atividades, com a presença de alunos, direção, professores e equipes do Colégio Estadual, da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, da Escola Raio de Luz da APAE e do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Criança Esperança. Presentes ainda nas atividades, Secretários, Diretores, Assessores e Servidores Públicos e População Convidada.

Ao longo do dia, as atividades continuaram sendo realizadas, com a visita da Equipe nas empresas do Município, a continuidade de atividades nas escolas, a realização de atividades esportivas e culturais, atividades com Grupo de Ginástica de Idosos, entre outras.

As atividades seguintes a abertura, contaram com o apoio das profissionais, Flávia Dreves, Giane A. Cantelli Sordi, Silmara Ficagna, Marlon E. Dambros e João Victor Dias de Castro, que atuam na Secretaria de Saúde e em projetos da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Esportes.

DIA INTERNACIONAL DO DESAFIO

Em 1983 em Saskatoon, no Canadá, o prefeito Clifford Wright, pensando no bem-estar dos seus munícipes, e diante de um inverno rigoroso, recomendou que todos fossem caminhar. O objetivo era promover o aquecimento corporal enquanto se movimentavam. Nos anos seguintes, cidades vizinhas passaram a adotar a prática, dando origem ao evento.

O Dia do Desafio ocorre anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

O evento é coordenado pelo SESC, Unidade Regional de Francisco Beltrão, para a região Sudoeste do Paraná. Sendo que os participantes registraram apenas a participação no endereço www.sescpr/ddd para estatística, uma vez que o novo formato do evento não há mais desafio entre cidades / países.

No Brasil, a Lei nº 13.645/18, instituiu o Dia Nacional do Desafio.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informação da Comissão Organizadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação.