• Ações de Combate à Dengue •
02 de junho de 2023

Ações de Combate à Dengue Foram Intensificadas Pela Equipe de Vigilância Epidemiológica da Saúde de Boa Esperança do Iguaçu

Texto e Fotos Ademir Ribeiro e Fotos da Equipe de Vigilância Sanitária e Epidemiológico da Secretaria de Saúde.

A grave situação no aumento do número de casos de dengue em diversos Municípios vizinhos, fez com que a Equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu intensificasse as ações de fiscalização e de conscientização da população.

O Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Geovane Sampaio, destaca que atuam no setor, a Enfermeira Gláucia de Souza e os servidores Marcelo Polawski e Odirlei Becchi.

Já o Secretário Municipal de Saúde, Volnei Armando Tessaro, destacou a importância do trabalho da Equipe, seja na fiscalização, ou na orientação da população e o apoio da Administração do Prefeito, Givanildo Trumi e da Vice-Prefeita, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, na aquisição e fornecimento dos recursos necessários para o trabalho, seja com material, recursos humanos, equipamentos, veículo, entre outros.

A Enfermeira Gláucia de Souza e a equipe, realizaram extenso trabalho de conscientização das mais de 200 crianças, da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, nos períodos da manhã e a tarde. Ela destacou o apoio da Diretora Silvane Klunk e posteriormente da atual Diretor Sandra Maria Martins da Rocha, da Equipe Pedagógica, dos Professores e dos Funcionários, durante as ações na Escola.

Em linguagem adequada ao público infantil, a equipe falou sobre o mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, que transmite diversas outras graves doenças, além da dengue, os principais sintomas em caso de contaminação, como se prevenir para evitar água parada e formação de criadouros do mosquito, além de atividade prática em que os alunos receberam o desenho do mosquito para colorir e puderam observar no microscópico as larvas do mosquito Aedes Aegypti em fase de crescimento.

APOIO DA 8ª REGIONAL DE SAÚDE

A Equipe destaca ainda, o suporte e apoio permanente recebido da Equipe de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão.

O contato é permanente, as ações de combate precisam ser diárias e sempre que precisamos do apoio, fomos prontamente atendidos.

SEM ÁGUA PARADA O MOSQUISTO NÃO SE CRIA

Por fim, a equipe orienta e pede o apoio de todos e todas em evitar locais com água parada, sem água parada, o mosquito não se cria.

O cuidado deve ser diário nas residências, empresas, terrenos, sejam na cidade ou no interior.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Equipe de Vigilância Sanitária.

Fonte: Assessoria de Comunicação.