• Influenza Aviária •
14 de junho de 2023

Prefeito Giva Participou em Dois Vizinhos de Evento Regional Que Tratou Sobre Estratégias Para o Enfrentamento da Influenza Aviária

Texto Ademir Ribeiro e Fotos dos Participantes do Evento e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dois Vizinhos.

O evento no dia 06 de junho de 2023, foi organizado pela Administração Municipal de Dois Vizinhos, através da Secretaria de Agricultura do Município, e pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento SEAB do Governo do Paraná, pela Agência de Defesa Agropecuária ADAPAR do Paraná e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural IDR do Paraná.

No Centro Cultural Arte e Vida de Dois Vizinhos, a Capital Nacional do Frango, na manhã da terça-feira, 06 de junho, aconteceu o evento de nível regional, o qual tinha como tema: “Estratégias para o enfrentamento da influenza aviária".

Um assunto que nos últimos meses se tornou destaque nas mídias, e que sim oferece preocupação, atenção e muito mais cuidado por parte não só do Sistema Estadual, Regional e Local da Agricultura, mas de toda uma população. Destacou o Prefeito Giva (Givanildo Trumi) que participou do encontro acompanhado com o Vereador Tiago Dreves e o Vereador e Avicultor Salésio Dico Martendal. O Prefeito lembrou ainda dos enormes estragos na economia de Boa Esperança do Iguaçu, dos Municípios da Região, do Estado do Paraná e do Brasil, caso tenhamos casos de contaminação em nossa avicultura. Todo o esforço precisa ser tomado agora, pra evitarmos isso a qualquer custo.

Participou do Seminário ainda, Valdisio Candido Moreira, Técnico do IDR em Boa Esperança do Iguaçu e a nova Médica Veterinária do Município Gizieli Candiotto.

O encontro contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, representantes da ADAPAR, IDR, dos Deputados Estaduais e Federais, centenas de pessoas, entre elas: produtores comercias, prefeitos, secretários, empresas e cooperativas da área, demais agricultores e população em geral.

Dois palestrantes: O Gerente de Saúde Animal da ADAPAR, Rafael Gonçalves Dias e o Médico veterinário da COASUL, Márcio Reolon, repassaram orientações aos produtores, técnicos e entidades sobre as ações em conjunto necessárias a este enfrentamento.

Estamos trabalhando em defesa do nosso negócio, do nosso patrimônio e de nossa vida, destacou o Secretário Norberto Ortigara. Que lembrou ainda que o Paraná é referência em biossegurança na avicultura a muitos anos, más o risco da influenza aviária, está nos rondando novamente através das aves migratórias que chegam ao Brasil.

O Paraná e o Brasil nunca tiveram registros de gripe aviária, e até hoje o país já conta com 23 casos confirmados e muitos outros em análise, ocorridos em aves silvestres / migratórias, mas a atenção de todos é necessária para que este obstáculo seja enfrentado com destreza e confiança.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dois Vizinhos, no Site na Internet.

Fonte: Assessoria de Comunicação.