• Paraná Unido Pelas Mulheres •
19 de junho de 2023

Prefeito Giva e Vice Odilmara Participam na Amsop do Encontro Paraná Unido pelas Mulheres Com Ações Para a População Feminina

Texto Ademir Ribeiro e Texto e Fotos de Guilherme Del Zotto, da Assessoria da AMSOP.

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu, nesta sexta-feira, 16 de junho de 2023, a Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, organizada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná e Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que apresentou ações e políticas públicas voltadas à população feminina, além de palestras sobre a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

Sempre buscamos, através da Amsop, trabalhar muitos assuntos e muitas demandas pertinentes que fazem com que o nosso Sudoeste esteja sempre na rota do desenvolvimento, asseverou o Presidente da Amsop e Prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto.

O Prefeito Giva (Givanildo Trumi) e a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social de Boa Esperança do Iguaçu, Odilmara Terezinha Dreves Freitas, participaram do encontro na AMSOP. No Município, as políticas públicas que atendem a mulher, devem continuar e cada vez mais receber a atenção da nossa administração, pontuaram.

De acordo com a Secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, o objetivo é estruturar nos municípios um sistema de governança local, formado por um órgão específico, um fundo e conselhos municipais, o que irá permitir a desburocratização dos programas oferecidos pelo Governo do Estado.

Para que possamos fazer o orçamento chegar nos municípios, capacitar os gestores e financiar as ações que as prefeituras já desenvolvem ou que serão executadas pelo Estado, nós precisamos fazer esse arranjo de governança a nível local. E, também, criar um ambiente onde meninas e mulheres possam desenvolver o seu potencial, explicou Leandre.

No último mês de março, o governador Ratinho Junior sancionou a lei que criou o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, porém, conforme dados da secretaria, hoje apenas 64 municípios paranaenses possuem um fundo municipal dos direitos da mulher, o que representa 16% dos 399 Municípios do Paraná.

Atualmente, são seis milhões de mulheres no Paraná, então, essas políticas passam a garantir a valorização da sociedade feminina paranaense, destacou o presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos.

É preciso pensar na mulher em um complexo de ações muito mais amplas, com a mulher que ocupa espaços na sociedade, seja no campo empresarial, social ou político, pontuou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano.

O evento foi acompanhado por 250 pessoas e compuseram a mesa de honra, o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, acompanhado pela esposa Rose Traiano, prefeito em exercício de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, juntamente com a esposa Rose Pedron, deputado estadual Wilmar Reichembach, prefeita de Manfrinópolis, Fátima Pegoraro, diretor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Joarez Henrichs, vereadora e procuradora da mulher de Enéas Marques, Jussandra Cattâneo e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná, Mariana de Sousa Machado.

Ademir Ribeiro / Assessor de Comunicação, com Informações de Guilherme Del Zotto da Assessoria da AMSOP.

Fonte: Assessoria de Comunicação.